Estima-se que mais de 5 milhões de mulheres entre 25 e 64 anos não realizaram ao menos uma coleta de exame de Papanicolau na região Nordeste, segundo dados do segundo quadrimestre de 2024, da análise do ImpulsoGov considerando dados do Sisab (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica), do Ministério da Saúde.
Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2020 a região Nordeste estava em segundo lugar na incidência de câncer de colo de útero e com 5,58% de taxa de mortalidade.
O Impulso Previne é um projeto que oferece ao SUS, sem custos aos municípios, apoio e soluções tecnológicas para que profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) possam acessar, de forma rápida e descomplicada, informações essenciais para a gestão dos atendimentos e o acompanhamento dos indicadores de saúde nas regiões Norte e Nordeste, principalmente na detecção do câncer de colo de útero.
Com atuação focada no Norte e Nordeste do país, a iniciativa, até junho de 2024, com apoio do Instituto Dynamo, atendeu 19 cidades com serviços voltados ao fortalecimento da gestão baseada em dados e à qualificação dos profissionais para o uso otimizado de dados.