A Polícia Civil da Bahia inicia nesta quinta-feira (27) a 15ª fase da Operação Unum Corpus, que já contabiliza mais de 150 prisões em Salvador, na Região Metropolitana e no interior do estado. O objetivo é desarticular organizações criminosas e combater delitos como homicídio, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e crimes contra o patrimônio.
Na capital baiana e Região Metropolitana (RMS), 84 equipes atuam em diferentes localidades, com 15 suspeitos presos. Já no interior do estado foram registrados 40 flagrantes e 110 detenções por mandado judicial. Os crimes investigados incluem 39 homicídios, 35 ocorrências ligadas ao tráfico de drogas e 34 crimes patrimoniais. Além disso, dois mandados foram cumpridos contra internos do sistema prisional.
A operação também registrou um confronto, no cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em Itapitanga, quando criminosos armados atiraram contra as equipes. No confronto, Edeilton Moreira Souza, uma das lideranças do grupo criminoso que atuava na região, foi atingido e socorrido ao hospital, mas não resistiu. Com ele, foi apreendido um revólver calibre .38 com numeração raspada, munições e R$ 95.
Outro destaque foi a prisão de um homem investigado por crime de tráfico de drogas na cidade de Iraquara. Durante o cumprimento do mandado de busca, a equipe policial localizou máquinas caça-níquel e entorpecentes. O investigado possui autorização judicial para cultivo de cannabis sativa (maconha) para consumo próprio. Todavia, ele se valia dessa medida para praticar o tráfico de drogas.
Já em Boninal, equipes do Catti/Diamantina capturaram um suspeito procurado no estado de Minas Gerais, acusado de crimes de receptação, tráfico de drogas e tentativa de homicídio. Equipes da 13ª Coorpin de Seabra cumpriram três mandados de prisão preventiva contra suspeitos do crime de estupro de vulnerável. No caso de um deles, no município de Andaraí, a vítima é filha do investigado.
Em Luís Eduardo Magalhães, dois suspeitos envolvidos no homicídio do empresário Wilson Pereira Chaves Neto, ocorrido em 16 de março de 2025, também foram presos. Equipes da 4ª Coorpin e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Catti/Leste) deram cumprimento ao mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pela Vara Criminal da Comarca de Santo Antônio de Jesus em um hotel no Centro do município, onde foram localizados drogas, uma vasta quantia em dinheiro, um simulacro de arma e uma arma de fogo no quarto em que estavam dois hóspedes, que foram conduzidos para lavratura de flagrante.
A nova fase da operação conta com a atuação de aproximadamente 1.200 policiais civis, que trabalham no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. Entre os alvos estão investigados envolvidos em crimes violentos e organizações criminosas que operam em diferentes regiões do estado.
Desde o início da Operação Unum Corpus, a Polícia Civil já efetuou a prisão de 3.320 suspeitos e apreendeu 518 armas de fogo, além de cumprir centenas de mandados de busca e apreensão. A ação é coordenada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin) e pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), com o suporte estratégico do Departamento de Inteligência Policial (DIP).