Maior delegação brasileira participa dos Jogos Paralímpicos na França

Nesta segunda, as primeiras seleções do tênis de mesa, remo e vôlei sentado já embarcaram.
Foto: Alessandra Cabral/CPB

Agora que equipes e esportistas olímpicos do Brasil deixam a capital francesa para retornar ao país, os primeiros atletas paralímpicos estão com as malas prontas para participar das Paralimpíadas de Paris 2024. Nesta segunda-feira (12), as primeiras seleções do tênis de mesa, remo e vôlei sentado já embarcaram. São 72 pessoas, sendo 46 atletas com deficiência e um timoneiro.

Ao todo, o Brasil contará com 254 esportistas na competição. Também foram convocados 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e um do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo, totalizando 279 competidores na capital francesa. É a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil.

Publicidade
DRACO 600X500.jpg
600x500
Ativa
Contan

Antes, a maior equipe nacional era de 259 convocados, em Tóquio 2020. O recorde de participantes do país foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas com deficiência em todas as 22 modalidades já classificadas automaticamente. Em Paris, o Brasil também registrará a sua maior participação feminina na história dos Jogos Paralímpicos.

A ida de todos os atletas convocados do país para os Jogos será realizada de maneira escalonada em 12 datas diferentes. Após o primeiro embarque nesta segunda, a equipe nacional do tiro com arco viajará no dia seguinte. Depois, no dia 14, competidores de ciclismo e goalball pegam o mesmo voo internacional. Mais 46 atletas com deficiência, além de comissões técnicas e staffs, da natação, badminton e taekwondo, vão se deslocar à Europa em 15 de agosto.

WhatsApp Clique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Entrar

Ao todo, 22 dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal, estarão representados na delegação brasileira que vai disputar os Jogos. A maioria dos atletas é nascida no estado de São Paulo; são 71 dos 254 convocados, ou 28% do total da equipe brasileira que disputará a competição.

Potência paralímpica

Na última semana, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou campanha com atletas medalhistas que representarão o país nos Jogos a partir de 28 de agosto. O Brasil é uma potência paralímpica e vai à capital francesa com 254 atletas com deficiência em 20 modalidades. A campanha apresenta um manifesto com os atletas paralímpicos: “Mais que vencedores: brasileiros”.

O vídeo da campanha é estrelado pelo nadador mineiro Gabriel Araújo e a halterofilista paulista Mariana D’Andrea, ambos campeões paralímpicos e mundiais em suas respectivas modalidades, além do velocista paranaense Vinícius Rodrigues e a lançadora baiana Raíssa Machado, ambos medalhistas de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

O filme está disponível em plataformas online e offline, assim como nas redes sociais do CPB (@brasilparalimpico). “Os Jogos Paralímpicos chegaram, e nosso intuito é engrossar o coro da torcida brasileira não somente pelos atletas que estarão lá em Paris competindo com nossas cores, mas também aumentar a consciência da população em relação à inclusão por intermédio do esporte”, explicou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008), eleito melhor do mundo na modalidade em 1998 e atual presidente do CPB.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Chave Pix: [email protected]

Leia também

Mobilidade

Vitória e Fortaleza: Metrô Bahia tem operação especial para final da Copa do Nordeste

Esporte

Anfitrião Canadá enfrenta Bósnia, Suíça e Catar no Grupo B da Copa

Podcast Destaque da Política #23 | Secretário da Sedur de Camaçari, Rodrigo Nogueira

Mais lidas

sindticc

“É um sindicato gigante”, crava Bira ao celebrar legado do Sindticcc

gigante-chinesa-anuncia-fabrica-de-r-100-milhoes-na bahia camaçari

Chinesa Windey Energy investirá R$ 100 milhões em fábrica de baterias no Polo de Camaçari

o grupo Sivirino e Sua Catrupia resgata a essência do autêntico forró pé de serra Luiz Gonzaga foto Divulgação

Projeto Gonzagueando pelo Nordeste leva cultura e educação ambiental a cidades da Bahia

Copa do Mundo deve impulsionar golpes digitais, alerta especialista

Copa do Mundo deve impulsionar golpes digitais, alerta especialista

Bahia reduz mortes violentas em mais de 20% de janeiro a maio de 2026

Bahia reduz mortes violentas em mais de 20% de janeiro a maio de 2026

Últimas

Damares, Tia Lydia e o preço da obediência, um olhar sobre o PDL 3-2025 fotos Divulgação

Damares, Tia Lydia e o preço da obediência, um olhar sobre o PDL 3/2025

o grupo Sivirino e Sua Catrupia resgata a essência do autêntico forró pé de serra Luiz Gonzaga foto Divulgação

Projeto Gonzagueando pelo Nordeste leva cultura e educação ambiental a cidades da Bahia

festejos juninos 2026 camaçari Foto-Patrick Abreu

Festejos Juninos 2026: Sesp determina proibição de uso de utensílios de vidro

Homicida foragido da Justiça é capturado em Cajazeiras antes de fugir para interior

Homicida foragido da Justiça é capturado em Cajazeiras antes de fugir para interior

Bahia reduz mortes violentas em mais de 20% de janeiro a maio de 2026

Bahia reduz mortes violentas em mais de 20% de janeiro a maio de 2026

Copa do Mundo deve impulsionar golpes digitais, alerta especialista

Copa do Mundo deve impulsionar golpes digitais, alerta especialista

gigante-chinesa-anuncia-fabrica-de-r-100-milhoes-na bahia camaçari

Chinesa Windey Energy investirá R$ 100 milhões em fábrica de baterias no Polo de Camaçari

Espetáculo ‘Torto Arado – O Musical Foto Caio Lírio_@caiolirio

Espetáculo ‘Torto Arado – O Musical’ dá início à nova temporada em Salvador

Brasil supera Egito em último compromisso antes da Copa do Mundo 2 foto Rafael Ribeiro - CBF

Brasil supera Egito em último compromisso antes da Copa do Mundo

Luiz Caetano e Elinaldo Araujo Fotos Rodrigo Junior e Hyago Cerqueira Destaque1

Após ação do MP-BA, Caetano diz que ausência de plano é mais um passivo deixado por governo Elinaldo

coletiva_de_imprensa_carlo_ancelotti_copa_do_mundo esporte foto Rafael Ribeiro-CBF

Ancelotti vai testar Paquetá e Igor Thiago em amistoso contra Egito

Estação Aeroporto _ Shuttle_CCR Metrô Bahia

Metrô Bahia e Isbet realizam cadastro para vagas de estágio e jovem aprendiz em Salvador

Sesi Bahia abre inscrições para o projeto “Vozes da Indústria” em parceria com o Neojiba foto freepik

Sesi Bahia abre inscrições para projeto “Vozes da Indústria” em parceria com Neojiba

Lula sanciona lei que garante renovação automática da CNH foto Ricardo Stuckert-PR

Lula sanciona lei que garante renovação automática da CNH

Imagens site - 2026-06-05T193149

Após música de sucesso, O Kanalha se alia ao movimento 'Mulheres Vivas'

Imagens site - 2026-06-05T193228

"São nossos parceiros de luta", reforça Ivoneide sobre homens na luta antifeminicídio

camara-municipal-de-camacari-patrick-abreu-

Câmara realiza audiência pública para prestação de contas da Saúde na terça

Metrô Bahia Salvador foto Ulisses Dumas

Vitória e Fortaleza: Metrô Bahia tem operação especial para final da Copa do Nordeste

Enem inep inscrição educação

Enem 2026: inscrições encerram nesta sexta

Sedec_CDL-lançamento-campanha-São-João-de-Prêmios-2026_Foto_Juliano-Sarraf (5)

Com sorteio de 20 prêmios, CDL lança campanha São João de Prêmios 2026