Internacional
Maduro diz preparar prisões de segurança máxima para manifestantes venezuelanos
Já foram registradas 12 mortes durante os protestos.
Publicado
em
Por
RedaçãoApós ter resultados de eleições questionados por diversos governos e entidades internacionais, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, diz preparar prisões de segurança máxima para encarcerar manifestantes. Declaração foi publicada em vídeo em rede social, na quinta-feira (1°). Maduro ainda afirma ter detido mais de 1.200 pessoas que participaram de protestos contestando os resultados do pleito do último domingo (28) e promete apreender outras mil.
A onda de protestos iniciou um dia após os resultados divulgados – segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Maduro teria vencido com 51,12% dos votos, mas, não apresentou o número total de votos, nem as atas eleitorais para confirmação da vitória. As organizações não governamentais do país, a exemplo da Foro Penal, registram 12 mortes durante as manifestações.
Em reação às indagações de governos de outros países, o governo venezuelano anunciou a expulsão de equipes diplomáticas de sete países latino-americanos, após acusações de fraudes eleitorais. Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai integram a lista. O governo brasileiro, no entanto, manifestou em nota que as eleições venezuelanas teriam ‘caráter pacífico’, ainda assim, emitiu sinal de alerta de segurança para brasileiros que estão no país.
Em entrevista à TV Centro América, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que irá ‘reconhecer a hora que for consagrada a vitória’ e considerou como ‘normal’ e ‘tranquilo’ a situação eleitoral do país. “Estou convencido de que é um processo normal, tranquilo. O que precisa é que pessoas que não concordem tenham direito de se expressar, tenham direito de provar que não concordam. E o governo tem direito de provar que está certo”, disse.
Leia Também
-
“As pesquisas comprovam o sentimento de mudança que vemos nas ruas de Camaçari”, diz Caetano sobre liderança
-
Caetano cresce e consolida vitória no primeiro turno, segundo pesquisa Foco/Band Bahia
-
Ao lado de Caetano e Déa, Tagner promove mega carreata em Camaçari
-
“Uma das pessoas que mais realizou por Camaçari”, dispara Neto em apoio à candidatura de Tude
-
Com presença de ACM Neto, Flávio arrasta multidão em caminhada
-
Júnior Borges participa de caminhada de Flávio Matos e é acompanhado por multidão