Lula sanciona lei sobre concursos públicos; confira novas regras

Normas terão um período de transição e serão obrigatórias a partir de 1º de janeiro de 2028.
Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (9) a Lei nº 2.258/22, que visa unificar os concursos públicos federais. A proposta tramitou no Congresso Nacional por duas décadas e teve a votação concluída em agosto.Lula sanciona lei sobre concursos públicos; confira novas regrasLula sanciona lei sobre concursos públicos; confira novas regras

As novas regras terão um período de transição e serão obrigatórias a partir de 1º de janeiro de 2028, “mas sua aplicação pode ser antecipada por meio de ato que autorizar a abertura de cada concurso público”, segundo a Presidência da República.

Publicidade
banner-site-600x500
Ativa
Contan

Provas online

Uma das novidades é a possibilidade de realização das provas total ou parcialmente à distância pela internet ou plataformas eletrônicas controladas. Essa modalidade só será aplicada desde que haja a garantia da igualdade de acesso a todos os candidatos. O trecho ainda precisa ser regulamentado pelo Executivo.

WhatsApp Clique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Entrar

A norma vale apenas para concursos federais, excluindo as seleções para empresas públicas para magistrados, Ministério Público e de empresas públicas ou de sociedade de economia mista que não dependam de recursos federais para despesas com pessoal e custeio.

A lei diz que os concursos públicos terão por objetivo a seleção isonômica de candidatos por meio da avaliação dos conhecimentos, das habilidades e, nos casos em que couber, das competências necessárias ao desempenho com eficiência das atribuições do cargo ou emprego público, assegurando a promoção da diversidade no setor público.

“Sem prejuízo de outras formas ou etapas de avaliação previstas no edital, o concurso público compreenderá, no mínimo, a avaliação por provas ou provas e títulos, facultada a realização de curso ou programa de formação, desde que justificada ante a natureza das atribuições do cargo e com previsão no edital”, diz a lei.

De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, as novas normas visam ainda evitar a judicialização dos concursos.

A legislação estabelece que a abertura de um concurso deverá ser motivada pela evolução do quadro de pessoal nos últimos cinco anos e a estimativa das necessidades futuras em face das metas de desempenho institucional para os próximos cinco anos; denominação e quantidade dos postos a prover, com descrição de suas atribuições; inexistência de concurso público anterior válido para os mesmos postos, com candidato aprovado e não nomeado; adequação do provimento dos postos, em face das necessidades e possibilidades de toda a administração pública; e estimativa do impacto orçamentário-financeiro.

O texto diz ainda que, se houver um concurso anterior ainda válido, com pessoas a serem nomeadas, fica liberada a abertura excepcional de um concurso desde que o número de aprovados ainda a serem nomeados não complete o quadro de pessoal.

Estado e municípios poderão ter suas próprias normas para concursos.

Editais

As provas poderão ser classificatórias, eliminatórias ou classificatórias e eliminatórias, independentemente do tipo ou dos critérios de avaliação. A lei estabelece que a avaliação dos conhecimentos será feita mediante provas escritas, objetivas ou dissertativas, e provas orais, que cubram conteúdos gerais ou específicos; por meio da avaliação de habilidades, com a elaboração de documentos e simulação de tarefas próprias do posto, bem como testes físicos compatíveis com suas atividades; pela avaliação de competências, com avaliação psicológica, exame de higidez mental ou teste psicotécnico, conduzido por profissional habilitado nos termos da regulamentação específica.

O edital deverá indicar de maneira clara, para cada tipo de prova, se a avaliação será de conhecimentos, habilidades ou competências, podendo ter ainda a combinação dessas avaliações em uma mesma prova ou etapa.

A avaliação por títulos terá por base os conhecimentos, habilidades e competências necessários ao desempenho, e terá caráter classificatório.

O planejamento e a execução do concurso público poderão ser atribuídos à comissão organizadora interna ao órgão ou entidade; ou órgão ou entidade pública pertencente ao mesmo ente federativo ou, excepcionalmente, a ente diverso, que seja especializado na seleção, na capacitação ou na avaliação de servidores ou empregados públicos.

O texto diz ainda que o edital do concurso público deverá prever, no mínimo, a denominação e a quantidade dos postos a prover, com descrição de suas atribuições e dos conhecimentos, habilidades e competências necessários para as atividades a serem desempenhadas pelo servidor; vencimento inicial, com discriminação das parcelas que o compõem; os percentuais mínimos e máximos de vagas destinadas a pessoas com deficiência ou que se enquadrem nas hipóteses legais de ações afirmativas e de reparação histórica; e as condições para a realização das provas por pessoas em situação especial.

A realização de curso ou programa de formação é facultativa, ressalvada disposição diversa em lei específica. Pela lei, o curso ou programa de formação poderá ser de caráter eliminatório, classificatório, ou eliminatório e classificatório. Ele deverá introduzir os candidatos nas atividades do órgão ou ente, avaliando seu desempenho na execução de atribuições ligadas ao posto.

A duração do programa será definida em regulamento ou no edital do concurso, devendo ter o mínimo de um mês e, salvo previsão diversa em lei específica, o máximo de três meses, contados do início efetivo das atividades.

Será considerado reprovado e, consequentemente, eliminado do concurso, o candidato que não formalizar matrícula para o curso de formação dentro do prazo fixado pelo ato de convocação, ou que não cumprir no mínimo 85% de sua carga horária.

O edital também deverá tratar das condições para a realização das provas por pessoas em situação especial; as formas de divulgação dos resultados; a forma e o prazo para interposição de recursos; o prazo de validade do concurso e a possibilidade de prorrogação.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Chave Pix: [email protected]

Leia também

Bahia

Salvador sedia 41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha em junho

Política

“Escalada de conquistas sociais no Brasil”, celebra Lula sobre crescimento de renda e queda da desigualdade

Esporte

CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira

Política

China ampliará em R$ 27 bilhões investimentos no Brasil, anuncia Lula

Meio Ambiente

Governo autoriza contratação de brigadas federais pelo Prevfogo para atuar em diversos municípios

Mais lidas

menos-e-mais-gloria-groove-e-dilsinho-fotos2-yuri-gomes-anderson-torres-e-dani-valverde

Com shows de Menos é Mais, Glória Groove e Dilsinho, 'Sambei' abre venda de ingressos

tati-machado-foto-diego-nunes

Tati Machado anuncia perda do filho durante oitavo mês de gestação

Inauguração_nova_sede_do_Simm__Fotos__Valter_Pontes__Secom_PMS (8)

Simm oferece 100 vagas de emprego em Salvador para esta terça

SineBahia emprego - foto - Filipe Augusto

Confira vagas do SineBahia para Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho

Unigel - Foto3 - Patrick Abreu - Destaque1

Após recuo, Unigel sela acordo com Petrobras para reabrir fábrica em Camaçari

Últimas

18ª Delegacia Territorial Camaçari

Polícia Civil prende condenado por homicídio em Camaçari

menos-e-mais-gloria-groove-e-dilsinho-fotos2-yuri-gomes-anderson-torres-e-dani-valverde

Com shows de Menos é Mais, Glória Groove e Dilsinho, 'Sambei' abre venda de ingressos

prefeitura-de-camaçari-e-governo-do-estado-firmam-acordo-bahia-pela-paz-foto-patrick-abreu

Prefeitura e Governo do Estado firmam acordo para implantação do Programa Bahia Pela Paz em Camaçari

ex-presidente-do-peru-mujica

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

SineBahia emprego - foto - Filipe Augusto

Confira vagas do SineBahia para Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho

papa-leao-xiv-foto-vatican-news

Papa Leão 14 ganha perfil oficial no Instagram

Agência Brasil

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Arqueólogos iniciam escavação para localizar cemitério de escravizados em Salvador nesta terça

CPI-das-Bets-Foto-TV-Senado

Senador pede foto para Virginia Fonseca durante CPI das Bets

tati-machado-foto-diego-nunes

Tati Machado anuncia perda do filho durante oitavo mês de gestação

Vetos do Executivo a projetos de lei do Legislativo e moções marcam sessão odinária desta terça

Vetos do Executivo a PLs emitidos de 2021 a 2024 marcam sessão desta terça

PF investiga fraudes em contas vinculadas à plataforma Gov

PF investiga fraudes em contas vinculadas à plataforma Gov.br

Três suspeitos de matar investigador da Polícia Civil morrem em Operação Legado

Operação Legado: três suspeitos de matar investigador da Polícia Civil morrem em confronto

casa-do-trabalho-tiago-pacheco-

Geraldo Rufino realiza palestra gratuita na Casa do Trabalho na próxima semana

'Chameguin no Patrimônio' aquece para São João em evento gratuito no Pelourinho

violência-doméstica-foto-freepik

"Prática sistemática de abuso", explica advogada sobre violência vicária

Salvador sedia 41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha em junho

espetáculo Baile_Cia. Baile_Foto

Evento gratuito 'Tabuleiro da Dança' movimenta Caixa Cultural a partir desta quarta

Inauguração_nova_sede_do_Simm__Fotos__Valter_Pontes__Secom_PMS (8)

Simm oferece 100 vagas de emprego em Salvador para esta terça

Cursos-de-Verão-Funceb-Foto-Lucas-Malkut

Funceb oferece oficinas de teatro, canto, artes circenses, vivências percussivas e capoeira