Nesta sexta-feira (23), o Festival Afropunk vai reunir diversos artistas negros de todo o mundo, e entre os brasileiros estão Luedji Luna, Seu Jorge, Jup do Bairro e Black Pantera. Este será o primeiro evento global da agenda 2021 do Afropunk, o Tiny Desk Meets, com transmissão virtual gratuita.
Na estreia, o festival vai celebrar o Black Spring, inspirado em novos começos e na mudança de estação nos EUA. Os shows começarão às 13h e o público poderá acompanhar pelo Facebook, YouTube ou no site do evento.
“À medida que o mundo e as comunidades Negras em todo o globo começam a se recuperar de um ano de revolta massiva, estamos avançando para criar espaços de libertação e celebração Negra. Os eventos do ano passado trouxeram conversas sobre experiências negras diferenciadas e variadas em toda a diáspora. Olhando em direção ao sol, esperamos que este festival seja uma releitura da unidade negra e aproveite a oportunidade para celebrar nossos muitos parentes afro-latinos, afro-caribenhos e afro-descendentes”, explica Tina Ferris, produtora artística do Afropunk.
O Afropunk é o maior festival de cultura negra do mundo, com edições anuais em Nova York, Atlanta, Paris, Londres e Joanesburgo. Segundo a organização do evento, o Brasil marcará presença também na segunda edição do Planet Afropunk.
A edição virtual deste ano ainda traz outros nomes da cena, como a rapper Rico Nasty e a banda Seafoam Walls, dos Estados Unidos; o grupo ChocQuibTown e o duo Dawer x Damper, da Colômbia; e o artista jamaicano Projexx. Santana Caress Benitez, chef e atriz da série She’s Gotta Have It, será a apresentadora da noite.