Levantamento em nove estados aponta média de 12 mulheres vítimas de violência por dia

Relatório aponta para falta de informações raciais nos registros.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em nove estados acompanhados pela Rede de Observatórios da Segurança: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.Levantamento em nove estados aponta média de 12 mulheres vítimas de violência por diaLevantamento em nove estados aponta média de 12 mulheres vítimas de violência por dia

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6) e foram produzidos a partir de um monitoramento diário do que circulou nas mídias sobre violência e segurança no ano de 2025.

Publicidade
banner-site-4-600x500
600x500
Ativa
Contan

Ao todo, 4.558 mulheres sofreram algum tipo de violência nos locais incluídos pela pesquisa, número que representa aumento de 9% em relação a 2024.

O levantamento também aponta crescimento expressivo da violência sexual. Foram 961 registros de estupro ou violência sexual em 2025, um aumento de 56,6% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 602 casos. Entre as vítimas, 56,5% eram meninas de 0 a 17 anos.

WhatsApp Clique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Entrar

Outro ponto do relatório é a relação entre vítimas e agressores: 78,5% das violências foram cometidas por companheiros ou ex-companheiros. Ou seja, segundo o relatório, a maior parte dos casos acontece “dentro de relações afetivas”.

O estudo contabilizou 546 casos de feminicídio e sete de transfeminicídio. No total, são 1.004 mortes quando considerados homicídios, feminicídios e transfeminicídios.

A publicação também chama atenção para a falta de informações raciais nos registros de violência na mídia. Em 86,7% dos casos, não havia identificação de raça ou cor das vítimas, o que, segundo os pesquisadores, dificulta a elaboração de políticas públicas direcionadas.

No recorte regional, alguns estados apresentaram indicadores específicos preocupantes. No Amazonas, por exemplo, 78,4% das vítimas de violência sexual eram crianças e adolescentes.

Já o Pará registrou aumento de 76% nos casos de violência, o maior crescimento entre os estados monitorados. No Rio de Janeiro, chama a atenção que 39,1% das ocorrências foram registradas na capital.

O relatório conclui que é necessário ampliar as políticas de prevenção, indo além de respostas policiais e judiciais. Segundo os pesquisadores, as medidas atuais costumam atuar apenas depois que a violência já ocorreu.

Entre as recomendações estão investimentos em educação sobre equidade de gênero nas escolas, além de ações para desconstruir padrões culturais que naturalizam a violência contra mulheres. A avaliação do estudo é que, sem enfrentar essas estruturas, o ciclo de violência tende a se perpetuar.

Como denunciar

É possível pedir ajuda e denunciar casos de violência doméstica e contra a mulher na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, um serviço gratuito que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O serviço está disponível também no WhatsApp: (61) 9610-0180 e pelo e-mail [email protected].

Denúncias de violência contra a mulher também podem ser apresentadas em Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) ou em delegacias comuns e nas Casas da Mulher Brasileira.

Ainda é possível pedir ajuda por meio dos números Disque 100, que recebe casos de violações de direitos humanos, e 190, de ocorrências policiais.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Chave Pix: [email protected]

Leia também

Brasil

Lula sanciona lei que regulamenta a profissão de doula

Geral

Camaçari registra 20 mil novas inscrições e atualizações cadastrais do Minha Casa, Minha Vida

Destaque da Política podcast #16 |Ademar Lopes, Ex-secretário de Relações Institucionais de Camaçari

Mais lidas

vereador Kaique ara 11ª sessão ordinária da camara de camaçari 2 foto Hericks Trabuco

“A imprensa não chantageia, a imprensa informa”, defende Kaique Ara na Câmara

Ícone do rock nacional, Humberto Gessinger se apresenta em Salvador Foto Divulgação Luigi Vieira

Ícone do rock nacional, Humberto Gessinger se apresenta em Salvador em maio

SAC realiza atendimento exclusivo a idosos para emissão da CIN neste sábado foto Ascom Saeb

SAC realiza atendimento exclusivo a idosos para emissão da CIN neste sábado

PM desarticula laboratório e apreende mais de uma tonelada de drogas na Bahia fotos 75 e 76ª CIPMs

PM desarticula laboratório e apreende mais de uma tonelada de drogas na Bahia

Confusão envolvendo vereador Jamessom ganha dimensão estadual após confusão com presidenta do Sispec Sara Santiago

Confusão que envolveu vereador Jamessom e presidenta do Sispec tem repercussão estadual

Últimas

Polícia civil da bahia 18ª DT de camaçari foto divulgação-PCBA

Dois homens são presos durante Operação Centro Seguro em Camaçari

Confusão envolvendo vereador Jamessom ganha dimensão estadual após confusão com presidenta do Sispec Sara Santiago

Confusão que envolveu vereador Jamessom e presidenta do Sispec tem repercussão estadual

vereador Kaique ara 11ª sessão ordinária da camara de camaçari 2 foto Hericks Trabuco

“A imprensa não chantageia, a imprensa informa”, defende Kaique Ara na Câmara

Ícone do rock nacional, Humberto Gessinger se apresenta em Salvador Foto Divulgação Luigi Vieira

Ícone do rock nacional, Humberto Gessinger se apresenta em Salvador em maio

PM desarticula laboratório e apreende mais de uma tonelada de drogas na Bahia fotos 75 e 76ª CIPMs

PM desarticula laboratório e apreende mais de uma tonelada de drogas na Bahia

policia civil da bahia foto divulgação PCBA

Condenada por tráfico de drogas em São Paulo é presa após ação integrada em Tucano

SAC realiza atendimento exclusivo a idosos para emissão da CIN neste sábado foto Ascom Saeb

SAC realiza atendimento exclusivo a idosos para emissão da CIN neste sábado

Lula-sanciona-lei-que-regulamenta-a-profissao-de-doula-gestante-foto-freepik

Lula sanciona lei que regulamenta a profissão de doula

Flamengo inicia Copa Libertadores com vitória na altitude de Cusco foto Gilvan de Souza-Flamengo

Flamengo inicia Copa Libertadores com vitória na altitude de Cusco

SineBahia emprego - foto - Filipe Augusto

Confira vagas de emprego do SineBahia em Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho

Secult_chamada_espetáculo_Insuficiente_2 Foto_Sidney_Macedo

Monólogo “Insuficiente” estreia no Teatro Cidade do Saber este mês

polícia civil e polícia militar ssp divulgação ssp-ba

BA: cerca de 2 mil armas foram apreendidas no primeiro trimestre de 2026; mortes violentas caem 22%

escola de tempo integral em mata de são joão governo do estado Foto Amanda Ercília-GOVBA

Jerônimo inaugura escola de tempo integral e autoriza pacote de obras em Mata de São João

secom gov ba

Governo da Bahia abre licitação de R$ 30 milhões para serviços de comunicação

Senai-Tiago-Pacheco

Inscrições para bolsas do pós-técnico do Senai Bahia encerram domingo

Cesta básica fica mais cara em todas as capitais brasileiras em março

programa mais medicos sus saúde

Inscrições para programa Mais Médicos terminam nesta quarta

Ator baiano Urias Lima lança livro “O menino do fim do mundo” em Salvador fotos divulgação

Ator baiano Urias Lima lança livro “O menino do fim do mundo” em Salvador

money-dinheiro-real-economia-divida-pagamento

Endividamento atinge 80,4% das famílias e bate recorde histórico no Brasil

neoenergia coelba operação gatonet foto Arthur Rios-Neoenergia Coelba

Coelba realiza Operação Gatonet em 21 cidades nesta semana; confira lista