Os jogadores ucranianos Vitalii Sapylo, de 21 anos, e Dmytro Martynenko, de 25, foram mortos durante a invasão da Rússia à Ucrânia. A informação foi confirmada pela Federação Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPRO) nesta terça-feira (1), nas redes sociais da entidade.
Our thoughts are with the families, friends, and teammates of young Ukrainian footballers Vitalii Sapylo (21) and Dmytro Martynenko (25), football’s first reported losses in this war.
May they both rest in peace. pic.twitter.com/f6l9oHHRMr
EntrarClique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
— FIFPRO (@FIFPRO) March 1, 2022
“As duas primeiras derrotas do futebol nesta guerra”, escreveu a federação na publicação postada, que mostrava uma montagem com os dois jogadores.
Os atletas faziam parte de equipes que disputavam ligas menores da Ucrânia. Sapylo era jogador do Karpaty, e foi morto em uma batalha perto de Kiev, capital ucraniana. Já o avançado do FC Hostomel, Martynenko, foi considerado na temporada passada o melhor jogador da segunda divisão, da qual também foi artilheiro. Ele foi morto por uma bomba que caiu em sua casa e acabou matando também a sua mãe, além de ferir gravemente a irmã de sete anos. O pai do jogador sobreviveu ao ataque.