O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou, através de publicação nas redes sociais, que a ocupação da fábrica da Ford em Camaçari será um dos temas tratados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante visita à China em março.
O Governo do Estado tem negociado com a fábrica de carros elétricos BYD desde o ano passado. “Vem aí a retomada do desenvolvimento industrial do nosso nordeste! O governo Lula negocia a instalação da montadora chinesa BYD, onde funcionava a antiga fábrica da Ford, em Camaçari. Lula vai visitar a China e dialogar sobre a instalação. Estamos na torcida”, declarou Jerônimo no Twitter.
O governador ressaltou a importância de Camaçari para a economia da Bahia e do Nordeste. “Em janeiro de 2021, o encerramento das atividades da Ford acabou com quase 5 mil vagas de emprego na região, que é conhecida pela sua gente trabalhadora e pelo potencial de geração de emprego e riqueza para o nosso estado”, pontuou Jerônimo nesta segunda-feira (27).
No último sábado (25), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que o governo federal está negociando a reabertura da planta da Ford. “Governo Lula negocia a retomada da Ford na Bahia, com isto, reaquecendo importantes polos industriais do Nordeste”, revelou.
A viagem de Lula para a China está prevista para a última semana de março, e o presidente deve ficar no país por quatro dias.