Fique conectado conosco
ATIVA
Ethos Car
Imóvel Fácil

Política

Jerônimo apresenta mais oito integrantes do seu governo

Foram anunciados dois coordenadores, cinco secretários e a titular da PGE-BA.

Camila São José

Publicado

em

Jerônimo apresenta mais oito integrantes do seu governo
Foto: Adriel Francisco

Na manhã de hoje (22), no auditório da Desenbahia, o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou mais oito nomes que comporão o seu governo a partir de 2023. Dos integrantes apresentados, dois assumirão coordenações-gerais e cinco estarão à frente de secretarias.

O futuro governador também confirmou a nova titular da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-BA).

Publicidade
destaque-1-lateral
Ativa
Contan
Top Rastreamento
La Marine
Ethos Car
Imóvel Fácil

O grupo complementa os 11 nomes anunciados na última segunda-feira (19). Conforme Jerônimo, a meta é definir toda a composição de governo até a próxima semana. “Gostaríamos, entre o Natal e Ano-Novo, apresentar os últimos nomes”, afirmou. “Porque a gente já está trabalhando com os que foram anunciados na segunda-feira, e já vou combinar com os de hoje para fazer a transição”, complementou.

Veja abaixo quem são os novos integrantes:

Coordenação-geral de Políticas para a Juventude

O universitário Nivaldo Millet, graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), assumirá a coordenação que é ligada à Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

“Dizer que o governador escolheu um sobrevivente, porque sou resultado das políticas públicas dos nossos governos”, declarou Nivaldo. “Chegou o momento de construirmos uma nova página, e não tem condição alguma de isso acontecer sem a nossa participação”, reiterou.

Jerônimo apresenta mais oito integrantes do seu governo

A coordenação é ligada à Serin. Foto: Manu Dias

Desde 2019 ele é assessor de Juventude da liderança do governo Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), tendo iniciado na política como presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, na Ribeira, em Salvador, entre 2014 e 2016. Ainda no movimento estudantil, foi diretor da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES), diretor das representações estudantis universitárias e presidente da União Estadual dos Estudantes Bahia (UEES). Dentro do Partido dos Trabalhadores, foi eleito em 2021 secretário estadual da Juventude. Nivaldo também coordena o Núcleo de Organização Social (NOS), que executa projetos focados na emancipação infantojuvenil nos bairros periféricos da capital baiana.

“Nós temos que ter coragem de botar o novo à frente”, defendeu Jerônimo ao assegurar que a juventude terá mais protagonismo em sua gestão.

“Essa política que construiremos será uma política para que os jovens tenham espaço, vez e voz”, complementou Nivaldo Millet.

Coordenação-geral do Programa Bahia Sem Fome

Ao dizer que o governo estadual estará alinhado com as diretrizes adotadas pelo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jerônimo sinalizou que o combate à fome será uma das prioridades a partir de 2023.

“Independente do que o Lula anunciar, nós faremos também a nossa parte”, garantiu Jerônimo. “É simbólico chamar aqui um jovem que tem tamanho para isso”, pontuou.

Jerônimo apresenta mais oito integrantes do seu governo

Tiago Pereira da Costa desenvolve pesquisas ligadas ao setor rural. Foto: Manu Dias

Para gerir o programa intitulado Bahia Sem Fome, vinculado à Casa Civil, foi confirmado o nome de Tiago Pereira da Costa. Com origem no semiárido baiano, ele é assessor do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), diretor-presidente da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), pesquisador da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), mestre em Extensão Rural, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) e conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE).

Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais

Atual coordenadora de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), Ângela Guimarães foi uma indicação do PCdoB para o cargo.

“Nosso estado tem um legado muito importante, é o único estado que tem uma secretaria para promover políticas públicas de igualdade racial”, destacou Ângela ao ressaltar a importância da ampliação do trabalho da pasta para atender os povos originários e comunidades tradicionais.

Jerônimo apresenta mais oito integrantes do seu governo

Ângela Guimarães foi uma indicação do PCdoB. Foto: Manu Dias

Cientista social, Ângela Guimarães é ativista do movimento negro. Ela já foi secretária-adjunta Nacional de Juventude durante o governo Dilma Rousseff, entre 2011 e 2016, presidenta do Conselho Nacional de Juventude, diretora do Departamento de Ações para a Reparação Social na Prefeitura de São Sebastião do Passé, docente no Fórum de Quilombos Educacionais da Bahia (FOQUIBA) e participou da formação de jovens no Projeto Didá Alamojú, da ONG Omí Dudù.

Guimarães é presidente nacional licenciada da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), professora licenciada da rede estadual e aluna especial de Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Secretaria do Meio Ambiente

Quem assume a pasta é o advogado Eduardo Sodré Martins. “Para mim, que trabalho na advocacia ambiental há 15 anos, esse tema é muito importante”, pontuou o futuro secretário.

Jerônimo apresenta mais oito integrantes do seu governo

Eduardo Sodré atua há 15 anos com Direito Ambiental. Foto: Manu Dias

Entre 2011 e 2018, Eduardo Sodré foi membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e atualmente é professor universitário da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), onde lecionou a disciplina Direito Ambiental e Urbanístico e Direitos Humanos e Ambientais.

Durante o anúncio, Jerônimo defendeu a necessidade de pensar políticas para o meio ambiente que vão além da Amazônia, olhando também para o sertão, semiárido e caatinga, por exemplo. “Esse tema do meio ambiente é um tema de corresponsabilização dos governos”, disse.

Secretaria de Desenvolvimento Rural

Mais um quadro do PT, o deputado estadual Osni Cardoso será o futuro titular da SDR. Durante a nomeação, o político disse que um dos principais desafios será garantir a produção de itens que ainda não são produzidos em território baiano.

Jerônimo apresenta mais oito integrantes do seu governo

Deputado estadual pelo PT, Osni será o futuro titular da SDR. Foto: Manu Dias

Reeleito para o segundo mandato na Alba, Osni já foi prefeito de Serrinha, presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal), primeiro presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia) e chefe da assessoria especial do governador Rui Costa, em 2017.

“Para nós, fazer política pública é se comprometer com as pessoas”, falou o deputado.

Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento

Larissa Gomes Moraes assumirá a SIHS. Atualmente, ela é diretora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), órgão ligado à pasta. A engenheira civil e jornalista foi uma indicação do MDB.

“Sei o quanto a água traz dignidade na vida de uma pessoa, o quanto a agricultura precisa da água para produzir. Vou lutar incansavelmente para que a água chegue à casa de cada baiano”, afirmou Larissa.

Jerônimo apresenta mais oito integrantes do seu governo

Larissa Gomes já compõe atualmente o quadro da secretaria. Foto: Manu Dias

A futura secretária estadual já foi subsecretária de Ordem Pública de Salvador, entre 2021 e 2022, e diretora de Habitação e Regularização Fundiária na Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador, entre 2017 e 2020, nas gestões de Bruno Reis (União).

Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização

José Antônio Maia Gonçalves seguirá na função que assumiu em abril deste ano. O advogado é membro da Comissão Executiva Estadual do Partido Verde (PV) na Bahia e em Salvador.

Jerônimo apresenta mais oito integrantes do seu governo

O atual titular da Seap segue na pasta. Foto: Manu Dias

Ele já foi professor do Instituto dos Advogados da Bahia e da Escola Livre de Direito Josaphat Marinho, conselheiro da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT) e membro suplente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA.

Procuradoria-Geral do Estado

A escolha de Bárbara Camardelli Loi para a PGE-BA, segundo Jerônimo, foi baseada na necessidade de ter alguém à frente da entidade que tenha “sintonia fina” com as políticas públicas de igualdade racial e de mulheres. “Com a competência e o tamanho que ela e as mulheres têm nesse lugar”, sinalizou o governador eleito.

Jerônimo apresenta mais oito integrantes do seu governo

Bárbara Camardelli atua na PGE-BA desde 1997. Foto: Manu Dias

Bárbara ingressou na PGE-BA por meio de concurso público em 1997. Dentro da entidade, foi procuradora-chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento (2009-2015), procuradora-chefe na Procuradoria Administrativa (2015-2021) e atualmente é procuradora-geral adjunta para Assuntos Jurídicos.


Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Contribuir com jornalismo profissional e autêntico é um exercício de cidadania. Colabore com o jornalismo que apura e busca a verdade. Apoie o Destaque1 e ajude a manter a integridade da linha editorial do portal. Contribua com o valor que desejar. Chave Pix CNPJ: 13.791.382/0001-60. Good Comunicação Ltda, destaque1.com, compromisso com a verdade.
Publicidade
destaque-1-lateral
Ativa
Contan
Top Rastreamento
La Marine
Ethos Car
Imóvel Fácil
Operação Garrote: seis suspeitos de tráfico de drogas e homicídios são presos em Salvador
Segurança 9 de fevereiro às 9:01

Operação Garrote: seis suspeitos de tráfico de drogas e homicídios são presos em Salvador

Prefeitura de Camaçari decreta ponto facultativo na semana de Carnaval
Últimas 9 de fevereiro às 8:59

Prefeitura de Camaçari decreta ponto facultativo na semana de Carnaval

Veja vagas do SineBahia para Candeias, Dias d’Ávila, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho
Emprego 9 de fevereiro às 8:51

Veja vagas do SineBahia para Candeias, Dias d’Ávila, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho

Manuel Rocha assume presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural na Alba
Política 8 de fevereiro às 20:15

Manuel Rocha assume presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural na Alba

Olívia Santana presidirá Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia
Política 8 de fevereiro às 16:43

Olívia Santana presidirá Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia

União das Pessoas com Deficiência de Camaçari denuncia situação do transporte público ao MP
Últimas 8 de fevereiro às 16:40

União das Pessoas com Deficiência de Camaçari denuncia situação do transporte público ao MP

Copa do Brasil terá confronto baiano na primeira fase
Esporte 8 de fevereiro às 16:33

Copa do Brasil terá confronto baiano na primeira fase

Carnaval do Mercadão da Bahia terá programação gratuita a partir deste sábado
Cultura e Entretenimento 8 de fevereiro às 16:33

Carnaval do Mercadão da Bahia terá programação gratuita a partir deste sábado

Termo de Referência da licitação do transporte público deve ser apresentado em março, assegura Elinaldo
Camaçari 8 de fevereiro às 14:55

Termo de Referência da licitação do transporte público deve ser apresentado em março, assegura Elinaldo

Rafa Mendes e San Menezes são as atrações do happy hour do Boulevard esta semana
Cultura e Entretenimento 8 de fevereiro às 14:00

Rafa Mendes e San Menezes são as atrações do happy hour do Boulevard esta semana

Júnior Borges classifica postura do Governo da Bahia sobre a vinda da BYD como ‘estelionato eleitoral’
Política 8 de fevereiro às 13:38

Júnior Borges classifica postura do Governo da Bahia sobre a vinda da BYD como ‘estelionato eleitoral’

Políticos baianos rechaçam deputado gaúcho que comparou a Bahia ao Haiti
Política 8 de fevereiro às 13:04

Políticos baianos rechaçam deputado gaúcho que comparou a Bahia ao Haiti

“É uma pobreza, tudo pichado e sujo”, diz deputado gaúcho ao comparar Bahia com Haiti
Política 8 de fevereiro às 12:57

“É uma pobreza, tudo pichado e sujo”, diz deputado gaúcho ao comparar Bahia com Haiti

Kleber Rosa pode assumir coordenação-geral da Fetrab
Últimas 8 de fevereiro às 12:10

Kleber Rosa pode assumir coordenação-geral da Fetrab

Erramos: aulas na rede municipal de Camaçari estão mantidas
Camaçari 8 de fevereiro às 11:44

Erramos: aulas na rede municipal de Camaçari estão mantidas

Suspeito de roubar ao menos oito veículos em Camaçari é preso
Segurança 8 de fevereiro às 11:32

Suspeito de roubar ao menos oito veículos em Camaçari é preso

Pabllo Vittar lança música em parceria com O Kannalha nesta quarta-feira
Cultura e Entretenimento 8 de fevereiro às 11:24

Pabllo Vittar lança música em parceria com O Kannalha nesta quarta-feira

Blocos afros e de samba fazem prévia de Carnaval no Pelourinho
Cultura e Entretenimento 8 de fevereiro às 11:05

Blocos afros e de samba fazem prévia de Carnaval no Pelourinho

Teatro Alberto Martins terá aulão de zumba 'Ela Só Quer Dançar' em março
Cultura e Entretenimento 8 de fevereiro às 10:51

Teatro Alberto Martins terá aulão de zumba ‘Ela Só Quer Dançar’ em março

Léo Condé é anunciado como novo técnico do Vitória
Esporte 8 de fevereiro às 10:38

Léo Condé é anunciado como novo técnico do Vitória

Imóvel Fácil
Ethos Car
error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.