O vereador Jackson Josué (União) propôs, durante primeira sessão ordinária na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (20), a criação de um auxílio emergencial de R$ 750 para os vendedores ambulantes do Centro de Camaçari que foram realocados. A indicação nº 001/2025 estabelece que o valor deve ser pago, em caráter de urgência, por um período de três meses, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).
De acordo com o político, o auxílio visa oferecer suporte aos trabalhadores que ainda não foram realojados para o novo local. Jackson defende ainda que, durante o período que os ambulantes recebam o benefício, a prefeitura deve remediar um novo espaço. Atualmente, os vendedores estão alocados no estacionamento do Centro Comercial.
“O local que foram colocados nesse exato momento é um local insalubre”, afirmou. Jackson disse que o valor que seria destinado equivale a cerca de R$ 500 mil, e garantiria aos trabalhadores mais “dignidade”. São cerca de 150 vendedores ambulantes no Centro do município, segundo o vereador. A proposta foi aprovada pelos vereadores por unanimidade.
Em janeiro, a prefeitura realizou a realocação de 106 ambulantes para o Centro Comercial de Camaçari, sob a justificativa de que ocupavam áreas impróprias, como calçadas e pontos de ônibus do município. De acordo com a gestão municipal, houve diálogo prévio, e a ação foi resultado de um acordo com os trabalhadores.
A medida, no entanto, gerou revolta em uma parcela da categoria. A Prefeitura afirma que foi realizado um sorteio para definir os locais que cada ambulante ocuparia, e que manteria um diálogo com aqueles que ainda não teriam sido contemplados.
Assista: