Estudantes do ensino médio e da educação profissional e tecnológica vinculados ao Programa Bolsa Presença de, inicialmente, 59 escolas da rede estadual de Salvador e municípios do interior baiano já podem se inscrever no Programa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Escola a partir desta segunda-feira (16).
Em parceria com o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran), as inscrições devem ser feitas até 30 de junho, através do site. Nesta primeira etapa, são ofertadas 2 mil vagas a estudantes que desejam ter aulas teóricas, enquanto atingem a maioridade para ter acesso ao CNH da Gente, que oferta 5 mil vagas destinadas a estudantes da rede estadual com mais de 18 anos e inscritos no Programa Bolsa Presença e CadÚnico.
“Estamos falando de uma agenda de inclusão dos estudantes. Por muito tempo, os nossos estudantes da rede não tinham condições de acessar uma carteira de habilitação, e isso que o governo faz, junto à Secretaria de Educação e ao Detran, é uma entrega para a juventude”, destacou a secretária estadual de Educação, Rowenna Brito.
Os editais que regulamentam os Programas CNH da Gente e CNH na Escola foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado no último dia 4 de junho. As iniciativas do Governo do Estado de promover qualificação totalmente gratuita valerão para Salvador e interior, beneficiando 12 mil pessoas e estudantes de baixa renda, nesta primeira fase.
O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, considerou “muito importantes essas iniciativas que visam formar condutores, qualificar mão de obra para atuar no trânsito profissionalmente, e, ao mesmo tempo, garantir acesso a novas possibilidades de renda à população mais carente”.