Fiquem conectados conosco

Geral

Inovação e sucesso marcam evento realizado por entidades empresariais de Camaçari

Uma nova edição será realizada nesta quinta-feira (26).

Mirelle Lima

Publicado

em

Victor Bermuds. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Estimular a inovação dos empresários da costa de Camaçari no novo normal. Esse foi o objetivo do evento realizado nesta quarta-feira (25), no Empório Jacuípe. A ação foi promovida através de parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), Sindicato Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (FCDL), Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL) e Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC).

Evento Inovando Empresas no Novo Normal. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Na ocasião, o administrador de empresas Victor Bermudes ministrou uma palestra com soluções para os empreendedores reverterem as dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Entre os principais conceitos discutidos estão o co-branding, aliança estratégica de vários nomes de marcas usados ​​em conjunto, e o co-marketing, em que duas empresas cooperam com canais de distribuição separados.

Victor Bermudes. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Em entrevista ao Destaque1, Victor destacou que apresentar novas ideias para os empresários é importante para gerar confiança e auxiliar na preparação de novos desafios.

 

Para o gestor de projetos do Sebrae Camaçari, Paulo Azevedo, é essencial proporcionar momentos como este para que os profissionais estejam atualizados no mercado.

Paulo Azevedo. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

“Um evento como esse ajuda o empresário a se atualizar, a ouvir na fonte, com especialistas, elementos para ajudar a tomar decisões. Ele precisa se atualizar, o mundo está se movimentando de uma maneira muito rápida, muito veloz, e os empresários da orla de Camaçari precisam entender a realidade dos impactos da pandemia nos seus negócios. E o evento, além de tudo, sendo presencial, permite que essa discussão seja feita olho no olho, trocando dores com outro empresário, podendo de fato entender o que está acontecendo e como ele pode encontrar formas de sair das situações negativas”, enfatizou Azevedo.

Célia Santana. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

A executiva da ACEC, Célia Santana, ressaltou a importância de realizar o recorte para os empresários da costa. “Ter desenvolvido esse olhar macro é importante, porque empresários de Camaçari não é só sede, é também da orla, e agora principalmente que começa o verão. Esse é um segmento que sofreu tanto, fechou muito cedo durante muito tempo, e, agora que está reabrindo, precisa desse apoio das classes empresariais”, explicou.

Cristina Maeda. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

De acordo com a representante da Fecomércio, Cristina Maeda, o relacionamento entre empresas e entidades é essencial neste momento para que seja realizado um trabalho conjunto.

 

Na avaliação do representante da CDL, Marcos Santana, a reinvenção já esperada pelo mercado foi acelerada com a pandemia.

“A importância de renovação já era constante, o empresário tem que estar sempre se modificando para se manter no mercado, mas, dentro da pandemia, com as mudanças que ocorreram, a gente tem que ter um novo normal também dentro da área comercial, tanto nas novas áreas que surgiram, como nas que se reinventaram”, afirmou Santana.

Juranildes Araújo. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

A presidente do Sicomércio, Juranildes Araújo, destacou que é preciso ter coragem para inovar, pois, caso contrário, será difícil para o empresário atingir os objetivos estipulados:

 

Empresário do ramo alimentício em Arembepe, Humberto Leite contou que as redes sociais e o delivery foram recursos essenciais para reverter o prejuízo da pandemia.

Humberto Leite. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

“Informação é sempre muito bem-vinda, e, nesse momento, estamos precisando de informações sobre como inovar. Passamos por esse período triste, os três primeiros meses da pandemia foram terríveis para todos nós, mas conseguimos passar inovando. As redes sociais foram as grandes ferramentas, o delivery, que eu não utilizava, passei a utilizar. Então é preciso buscar sempre mais informações”, relatou Leite.

Josenilda de Oliveira. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

A empresária do ramo de moda praia em Arembepe, Josenilda de Oliveira, disse que irá aplicar todas as dicas oferecidas no evento durante o cotidiano. “Foi bastante proveitoso, eu adorei, pude aprender bastante. Eu estou fazendo de tudo para me reinventar neste momento e já quero aplicar essas dicas no meu empreendimento”, enfatizou.

Stephanie Pascoal. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Atuante no ramo do empreendedorismo feminino, Stephanie Pascoal ressaltou que momentos difíceis também são importantes para gerar novas ideias. “Eu acho que a dor cria a ideia, a ideia vem da dor, então às vezes é válido a gente passar pelo processo para abrir a nossa mente e reinventar”, frisou.

Uma nova edição do evento será realizada nesta quinta-feira (26), no auditório da CDL, às 16h, na sede do município, com realização de palestras e participação de sorteios de brindes.

UNIÃO 1
CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.