O fluxo de pedestres na Via Parafuso em Camaçari tem aumentado cada vez mais devido às instalações no entorno. Além da proximidade com o Jardim Limoeiro, há o Boulevard Shopping e os supermercados Atacadão, Assaí Atacadista e o Atacadão Atakarejo. É possível ver com frequência moradores do bairro atravessarem a via a pé, o que pode gerar diversos acidentes.
O bacharel em direito, Tagner Cerqueira, elaborou neste domingo (4) um abaixo assinado propondo a instalação de uma passarela na Via Parafuso nas proximidades do Boulevard Shopping. O documento será encaminhado à Câmara Municipal.
Cerqueira defende ainda que seja realizada uma audiência pública para debater o assunto com a Concessionária Bahia Norte, empresa responsável por administrar a via. “Muitas pessoas já morreram por conta desta falta de passarela e outras colocam suas vidas em risco todos os dias”, justificou.
Em junho de 2018, uma mulher morreu atropelada ao atravessar a via. Já em novembro do mesmo ano, no mesmo local, um ciclista foi atingido por um carro e também veio a óbito.
Essa não é a primeira vez que surge o debate referente à instalação de uma passarela na Via Parafuso. Em 2017, o então vereador e atual secretário de Esporte e Juventude, Sessé Abreu apresentou na Câmara Municipal a Indicação de n° 107/2017, em que solicitou a Bahia Norte a construção da passarela.
No mesmo ano, o vereador Jackson Josué (PT), também apresentou a mesma proposta na Câmara Municipal a partir da Indicação de n° 304/2017. Populares também já se manifestaram em nome da segurança de quem atravessa a Via Parafuso. Em novembro de 2015, ocorreu um protesto em prol da construção da passarela no local.
O documento elaborado por Tagner Cerqueira pode ser assinado eletronicamente aqui.
De acordo com a Concessionária Bahia Norte “não há previsão para a implantação de novas passarelas em rodovias sob sua administração”. A empresa ressalta que já executou a instalação das quatro passarelas previstas no Contrato de Concessão, além de outras seis adicionais.
*Matéria atualizada para acréscimo de informação em 5 de agosto de 2019, às 18h38.