Inaugurado: Distrito Sanitário de Abrantes terá Policlínica Especializada e Central de Regulação

Inaugurado na noite desta terça-feira (18), o Distrito Sanitário de Abrantes será responsável por gerir e fiscalizar as políticas e diretrizes de saúde da localidade. O equipamento irá atende aos moradores de Busca Vida, Catu de Abrantes, Vila de Abrantes, Cajazeiras de Abrantes, Machadinho, Areais, Jauá e Arempebe.

Na sede administrativa funcionarão os setores da Central de Regulação, Alta e Média Complexidade, Atenção Básica e da Vigilância à Saúde com as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental em Saúde.

Além de gerir o trabalho das Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Pronto Atendimento (PA) Dr. Artur Sampaio, o Distrito Sanitário de Abrantes também terá Policlínica Especializada e Central de Regulação próprias, assim como todo suporte de Vigilância à Saúde. O mesmo se aplicará quando ocorrer a instalação dos Distritos Sanitários de Monte Gordo e da Sede.

A divisão de Camaçari em Distritos Sanitário ocorre após estudo para identificar os problemas na prestação dos serviços de saúde e pensando em apresentar a proposta que melhor atenda às demandas das comunidades. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a iniciativa aproxima e amplia a cobertura dos serviços.

A territorialização ocorrerá de maneira gradativa e vai respeitar as características epidemiológicas de cada distrito.

“As diretrizes sempre serão tomadas pela Sesau de forma macro, mas com os distritos é possível que essa política de saúde seja feita com base na realidade de cada distrito, proporcionando assim um serviço de saúde que atenda a realidade específica de cada região”, destaca a coordenadora do Distrito Sanitário de Abrantes, Tânia Bacelar.

O prefeito Elinaldo Araújo (DEM) salienta que a medida é uma das ferramentas para mudar a realidade da saúde do município. “Isso tudo está mudando com os investimentos que estamos fazendo na saúde para descentralizar principalmente os serviços especializados”, pontuou.

O secretário de Saúde, Elias Natan, explica que o distrito de Abrantes será o primeiro a contar com 100% de cobertura pelo Programa de Saúde da Família. “Para isso, ampliaremos o número de equipes”, esclarece ao acrescentar que “as famílias vão estar cadastradas e serão acompanhadas pelos Agentes Comunitários de Saúde. Essa sem dúvida é uma ação forte de prevenção às doenças e promoção da saúde”, concluiu Natan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.