A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval, formalizou a transferência de uma área de propriedade da Marinha ao Instituto Federal Baiano (IF Baiano), durante cerimônia realizada a bordo do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, atracado no Porto de Salvador, na sexta-feira (24).
A área, de cerca de 75.000 m², está localizada em Paripe, Salvador, à margem da BA-528, e será destinada à implantação de uma unidade educacional do IF Baiano que atenderá necessidades da população do Subúrbio de Salvador, bairros e municípios adjacentes.
A implantação de uma unidade do Instituto Federal na capital baiana também responderá uma lacuna deixada pela desativação do Centro de Referência Tecnológica (CRT) do IF Baiano, que funcionava em um prédio do Colégio Central, cedido pelo Estado da Bahia. Devido às demandas do Estado pelo uso do prédio, o IF Baiano desocupou o local.
Para o reitor da instituição de ensino, Aécio José Duarte, a instalação de uma nova unidade ampliará o acesso à educação técnica na capital baiana. “Uma unidade com status de campus para o IF Baiano irá permitir que todos os nossos profissionais possam contribuir com o desenvolvimento de Salvador e de toda a região do subúrbio.”
Em agosto de 2024, o reitor do IF Baiano instituiu, por meio da Portaria nº 197/2024, a Comissão de Implantação da Unidade Educacional no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O grupo já montou um Plano de Implantação para essa nova unidade na região do Subúrbio, que está sendo gradativamente apresentado ao Ministério da Educação e à bancada baiana no Congresso Nacional, visando mobilizar apoios para a concretização do projeto.