Tecnologia
Hospital Ortopédico do Estado passa a utilizar óculos de realidade virtual em tratamentos
Tecnologia ajuda na função motora, equilíbrio e redução da dor.
Publicado
em
Por
RedaçãoO Hospital Ortopédico do Estado, unidade do Governo da Bahia gerida pelo Einstein, adotou uma nova ferramenta para contribuir com o tratamento e a reabilitação dos pacientes atendidos na unidade. Implementado nesta semana, o dispositivo digital, em formato de óculos, atua como aliado da função motora, equilíbrio e redução da dor em pacientes que foram ou serão submetidos a cirurgias e outros procedimentos ortopédicos.
Na prática, com o auxílio da nova tecnologia, ao ser levado a diferentes ambientes, a exemplo da prática de esportes, o paciente é estimulado a realizar movimentos musculares mais específicos, focados em áreas do corpo que precisam de mais atenção, e de forma mais descontraída e lúdica, o que diminui a dificuldade na execução de determinados exercícios e cria uma memória muscular.
“O paciente vai caminhar, se movimentar e fazer as atividades como se estivesse dentro do jogo, mas sempre guiado pelo fisioterapeuta, com ações de desenvolvimento totalmente ligadas ao objetivo do seu tratamento”, destalha o coordenador multiprofissional do centro de reabilitação do Hospital Ortopédico do Estado, Vitor Neri.
Vitor destaca também que os benefícios são sentidos inclusive na pediatria. “Ao distrair as crianças com desenhos e ambientes diversificados, a tecnologia promove um efeito analgésico nos tratamentos mais dolorosos, como os que envolvem uso de agulhas, reduzindo o medo e desconforto desses pacientes”, pontua. Um estudo clínico de uma universidade americana, com pessoas com câncer, por exemplo, mostrou que o uso da tecnologia reduziu em cerca de 25% o sofrimento dos pacientes.
Inaugurado em 4 de março, o Hospital Ortopédico do Estado conta com ampla estrutura, projetada para atuar como o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, a unidade oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
Ao todo, são 212 leitos, além de 13 salas cirúrgicas. O equipamento hospitalar é o primeiro administrado pelo Einstein na região Nordeste.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Nova carteira de identidade será emitida nas escolas estaduais de Salvador
-
Roubo de cargas tem redução de 41,7% nas rodovias baianas em 2024
-
Nordeste lidera crescimento econômico e reafirma representatividade nacional
-
Espetáculo de dança ‘Fabulosas Meninas’ discute igualdade de gênero no Espaço Xisto Bahia
-
Bahia recebe primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Poker em 2025
-
Inscrições do processo seletivo da Adab inicia nesta quarta com 241 vagas