Historiadora Rafa Cardoso lança livro sobre período ditatorial em Camaçari

Há quase uma década, a professora e pesquisadora estuda os desdobramentos da ditadura civil-militar no município.
Imagens: Divulgação e Sophia França

Durante 11 anos Camaçari foi considerada Área de Segurança Nacional (ASN) pelo regime autoritário imposto pelos militares, após o golpe de Estado de 1964 e holofotes nacionais se voltarem ao município da Região Metropolitana de Salvador. Em um período marcado pela censura, repressão, perseguição política e suspensão dos direitos civil, o município teve um prefeito deposto, outros dois nomeados pela ditadura e a população sofreu consequências que devastaram o município. Como resultado de uma dissertação de mestrado, a historiadora Rafa Cardoso lança o livro ‘Conflitos, resistência e luta: uma história sobre a Ditadura Militar em Camaçari’, no Teatro Alberto Martins, no dia 26 de novembro.

Graduada em História pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e mestre em História Política pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Rafa Cardoso defendeu sua dissertação de mestrado em julho de 2024, e teve como objeto de pesquisa as estratégias de enfrentamento à ditadura, organização popular e a questão eleitoral no município. No livro, Rafaela aborda o processo de retomada democrática em Camaçari, eleições para vereador e formação de uma oposição organizada, além da violência política durante o processo eleitoral de 1985. A obra também marca os 40 anos de retomada da democracia no país.

Publicidade
banner-site-4-600x500
600x500
Ativa
Contan

Ao longo de quase 10 anos a professora e pesquisadora se debruçou sobre a ditadura civil-militar no município, seus desdobramentos, implicações na vida dos moradores e movimentos de resistência ao regime.

No ano passado, em alusão aos 60 anos do golpe que instaurou um regime militar no Brasil, o Destaque1 produziu uma reportagem sobre o período em Camaçari. À época, quando Rafaela finalizava sua dissertação, ela concedeu uma entrevista à equipe e falou sobre a importância de debater os anos de repressão e resgatar a história do município.

WhatsApp Clique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Entrar

“É uma disputa histórica que eu faço é, como se na nossa cidade não tivesse existido ditadura. Quando a gente vai pegar os livros, as memórias que foram publicadas sobre o assunto, é como se fosse um período maravilhoso e como se nada tivesse acontecido”, afirmou em entrevista. 

Conforme explica, a obra surge como uma forma de democratizar o acesso à história do município, e de “lembrar para que nunca mais aconteça”. “Hoje, mais do que nunca precisamos lembrar do que foram os anos de chumbo. Antes da entrevista aconteceu um dos capítulos mais sinistros da história do Brasil com a tentativa de golpe do 8 de janeiro e o Brasil tem dado uma resposta incisiva aos que golpeiam a democracia”, enfatizou.

Veja: 

“A ditadura impediu sonhos, experiências e o próprio desenvolvimento do nosso país, hoje tem pessoas com ideias equivocadas daquele período como se fosse algo bom, que transmitia segurança social, contudo, quando analisamos a história, as fontes… é possível perceber quão perversa foi a ditadura e é necessário que relembremos isso para que ela nunca mais aconteça. Em Camaçari tivemos perseguições, prisões, retaliações, corrupção, etc. Não há possibilidade de acharmos isso bom, por isso, ditadura nunca mais”, finalizou Rafaela.

  • Leia, abaixo, reportagem especial em alusão aos 60 anos do golpe militar e suas implicações em Camaçari: 

Ditadura: há 60 anos, Camaçari era palco de disputas e tensões

O livro ‘Conflitos, resistência e luta: uma história sobre a Ditadura Militar em Camaçari’ foi contemplado pelo edital de chamamento público nº 001/2025 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) II, ‘Camaçari Multicultural’, realizado através da Secretaria de Cultura municipal. O certame selecionou 112 projetos artístico-culturais para receber apoios financeiros por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Chave Pix: [email protected]

Leia também

Camaçari

Márcio da Autoescola é o entrevistado da semana no podcast Destaque da Política

Cultura e Entretenimento

‘Atmosphere’: artista camaçariense lança EP com faixas instrumentais

Brasil

Equipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengue

Geral

IPTU: contribuintes de Camaçari podem pagar com desconto até terça

Internacional

É de Camaçari! Dilma Mendes é eleita melhor treinadora do mundo pela terceira vez

Salvador

Vivendo do Ócio se apresenta no Palco do Rock e na Praça Castro Alves

Podcast Destaque da Política #8 | Deputado Estadual Manuel Rocha

Mais lidas

Foto-Juliano Sarraf

Aulas da rede pública de Camaçari retornam na próxima semana

SineBahia - foto2 - Sérgio Mota

SineBahia oferta vagas de emprego em Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho

WhatsApp Image 2026-02-09 at 13.36

É de Camaçari! Dilma Mendes é eleita melhor treinadora do mundo pela terceira vez

Polícia identifica vítimas de capotamento na Estrada do Coco foto Divulgação 10º BBM de Camaçari

Vítimas de capotamento próximo a Praia do Forte são identificadas

andy carvalhal

'Atmosphere': artista camaçariense lança EP com faixas instrumentais

Últimas

Márcio da autoescola

Márcio da Autoescola é o entrevistado da semana no podcast Destaque da Política

Polícia civil da Bahia lavagem do rio vermelho iemanjá foto divulgação

Médico investigado por duplo homicídio em acidente de trânsito é preso em Salvador

CCR-Metro-Foto-Ulisses-Dumas

Metrô Bahia opera 24 horas durante Carnaval de Salvador

Seguro-desemprego-carteira de trabalho assinada bahia oportunidade

Proposta que acaba com jornada de trabalho 6x1 vai para a CCJ

polícia civil da bahia deam preso camaçari

Homem é preso em flagrante por estupro de vulnerável em Salvador

Crea-BA intensifica fiscalização dos trios elétricos que vão desfilar durante Carnaval

Crea-BA intensifica fiscalização dos trios elétricos que desfilarão durante Carnaval

Rodovia Sistema BA-093-foto-Will Recarey

BA-093 e BA-099 devem receber mais de 750 mil veículos durante Carnaval

andy carvalhal

'Atmosphere': artista camaçariense lança EP com faixas instrumentais

mais pesca

Recadastramento do 'Mais Pesca' em Itacimirim termina nesta terça

Luiz Inácio Lula da Silva e Alexandre Padilha Vacina contra a Dengue do Instituto Butantan

Equipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengue

camacari-vista-aerea-ranking- centro - foto-rafael-kuster

IPTU: contribuintes de Camaçari podem pagar com desconto até terça

Rede estadual

Ano letivo da rede estadual começa com foco no combate à violência contra a mulher

Estações Águas Claras e Lapa têm distribuição de preservativos a partir desta terça

WhatsApp Image 2026-02-09 at 13.36

É de Camaçari! Dilma Mendes é eleita melhor treinadora do mundo pela terceira vez

Vivendo do Ócio [Foto por Vic Zacconi e Juliana Von Ammon]

Vivendo do Ócio se apresenta no Palco do Rock e na Praça Castro Alves

Foto-Mateus Pereira

Hemóvel atende doadores no Centro Administrativo de Camaçari nesta semana

nadador adriano-gomes-de-lima foto Alexandre Schneider-Getty Images

Ex-nadador paralímpico Adriano Lima morre aos 52 anos em Natal

Foto-Juliano Sarraf

Aulas da rede pública de Camaçari retornam na próxima semana

Captura de tela 2026-02-09 092743

Pepeu Gomes leva clássicos da MPB para dois shows no Centro Histórico

Mega Sena -Foto- Patrick AbreuDestaque1 - 5

Mega-Sena: próximo sorteio tem prêmio estimado em R$ 47 mi