Higiene bucal dos bebês ajuda a evitar cárie de mamadeira, alerta especialista

Diretamente relacionada com a ingestão de líquidos açucarados como o leite industrializado, a cárie de mamadeira é uma doença que pode atingir os bebês – normalmente a partir dos 6 meses até pouco mais de 1 ano de vida- que ingerem leite em mamadeira e já possuem dentes na boca. De progressão rápida, ela acomete principalmente os dentes anteriores superiores (os da frente) por conta do contato maior com os líquidos.

“Assim como não devemos dormir sem escovar os dentes, com os bebês deve existir o mesmo cuidado usando uma escova bem macia e apropriada. Quando a higienização não é realizada após a ingestão do alimento, as bactérias começam a agir na cavidade bucal e resultam no aparecimento das cáries. Assim, os dentes desmineralizam apresentando inicialmente manchas brancas, perdem estrutura de esmalte e dentina, causam destruições dentárias podendo, inclusive, levar a dor”, explica a cirurgiã dentista Rose Meire Sousa.

Para os bebês que não possuem dentes e fazem uso exclusivo do leite materno ou dos industrializados a limpeza não está descartada, devendo receber higienização na área gengival com um pedaço de gaze úmido após as mamadas para remoção dos resíduos que ficam estagnados na boca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.