Hemoba segue em estado de alerta com baixo estoque de sangue do tipo negativo

Desde o final de 2018, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) apresenta estado crítico para o estoque de sangue do tipo negativo. Apenas os tipos de sangue positivo A, B, AB e O estão estáveis.

A Bahia conta com 24 unidades do Hemoba para atender todos os hospitais baianos. Quatro Hemóveis estão realizando captação de sangue em diversos locais de Salvador, Região Metropolitana e interior.

A fundação não divulgou ações dos Hemóveis para os próximas dias, mas o candidato pode se dirigir até a uma unidade do Hemoba e realizar a doação entre 8h e 16h, com exceção na sexta que funciona até às 12h.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 3 milhões de pessoas precisam fazer uma transfusão de sangue por ano no Brasil e apenas 1,9% da população é doadora. O país conta com 500 centros de coletas e 27 hemocentros, baseado nisso, a OMS alega que para manter os estoques dos bancos de sangue com a quantidade necessária para todo o território nacional, seria preciso apenas que 3% dos brasileiros fossem doadores.

O interessado precisa ter entre  16 e 69 anos. Os menores de 18 anos precisam ter o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. No dia da doação, é preciso levar documento de identidade com foto.

As pessoas que têm tatuagens ou piercing devem esperar exatamente um ano para poder se candidatar a doar sangue. Isso porque, não se tem conhecimento do material usado na pele. Já no caso dos fumantes podem doar com até duas horas sem fumar e consumidores de álcool, para se candidatar à doação eles precisam estar, pelo menos, 12 horas sem nenhum tipo de substâncias químicas, isso também serve para usuários de THC (maconha).

A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Veja a tabela de estoques sanguíneos atualizada 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.