A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) tem um novo subsecretário. O delegado aposentado da Polícia Civil, Hélio Jorge Oliveira Paixão, foi exonerado do cargo. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (10).
Paixão está como subsecretário desde dezembro de 2020, ainda na gestão Rui Costa, e no seu lugar foi nomeado o delegado da Polícia Federal, Marcel Ahringsmann de Oliveira. O novo “número 2” entrou na Polícia Federal em 2005, como agente, e dois anos depois assumiu como delegado. Ele tem experiência em segurança pública, com ênfase em repressão a entorpecentes, crimes contra o patrimônio, assuntos internos, planejamento operacional, segurança em grandes eventos e inteligência policial.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) também fez troca na Superintendência da Inteligência da SSP-BA. Saiu o então superintendente Rogério Dourado Silva Júnior para entrada de Ivo Carvalho Tourinho.
Em nota, a SSP-BA, que agora está sob o comando de Marcelo Werner, diz que “as mudanças fazem parte da montagem de equipe do novo secretário”.
Marcel Ahringsmann de Oliveira é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador e pós-graduado em Segurança Pública. Possui cerca de 30 cursos e capacitações, entre elas a de Técnicas de Monitoramento de Redes Sociais, Técnicas de Entrevista e Interrogatório, e Difusão de Boas Práticas em Antiterrorismo, Gerenciamento e Negociação em Crises, em Planejamento e Gestão de Operações Policiais, Combate à Lavagem de Dinheiro, Técnicas e Tecnologias Não Letais de Atuação Policial, Uso das Informações na Gestão das Ações de Segurança Pública.
“Garanto colocar toda a minha expertise a serviço da população baiana para contribuir com o trabalho já executado pelo secretário Marcelo Werner. Assumo esta função para somar os esforços com as polícias Civil, Militar, Técnica e Corpo de Bombeiros Militar, além de todos os setores e superintendências da pasta”, frisou Oliveira.