As praias de Guarajuba e Itacimirim conquistaram pela quarta e terceira vez consecutivas, respectivamente, o selo internacional Bandeira Azul. A entrega e o hasteamento das bandeiras, ano 2022-2023, foram realizados nesta quarta-feira (14). As praias cumpriram 32 requisitos, como qualidade da água, segurança, educação e gestão ambiental.

“Nos ajude, vamos dar as mãos. Todos nós, juntos, para que a gente consiga seguir adiante e, todo ano, a gente esteja aqui, hasteando novamente essa bandeira”, pediu o vice-prefeito, José Tude (União), que participou da cerimônia representando o prefeito Elinaldo Araújo (União).
Na oportunidade, Tude anunciou que Guarajuba contará com um posto de guarda-vidas, com profissionais e um jet ski para fazer o acompanhamento das praias.
“Vamos trabalhar para que a gente amplie o número de bandeiras. Temos potencial para isso, já estamos vendo mais duas áreas para obter a certificação, e assim como mais duas, a gente pode fazer mais dez, mais vinte, porque a gente tem área, tem praia e tem gente para isso. A gente só pode fazer isso com entidades de classe, Poder Público, Poder Privado e sociedade civil, todos unidos, acreditando que o turismo será nossa mola propulsora, que vai dar o tom da nossa economia”, finalizou a secretária do Turismo, Cristiane Bacelar.
A gestora da pasta destacou, ainda, a parceria para a análise das águas com a empresa de proteção ambiental Cetrel S.A, que atesta um dos principais itens para o selo, a qualidade e balneabilidade da água. “Fazemos ensaios físico-químicos e biológicos, e atestamos que a qualidade da água é própria, que está dentro dos padrões legislados e autorizados, tanto que conferiu à gente esse selo Bandeira Azul. Para a gente, é um orgulho fazer essa parceria com a prefeitura e com a comunidade”, explicou o gerente de laboratório, Valdo Pontes.

Um dos importantes parceiros na praia de Itacimirim é o Coletivo Preserve Itacimirim. O fundador do projeto, Alexandre Torres, explicou como o trabalho em parceria para o selo Bandeira Azul é realizado. “Entra nos quesitos de educação ambiental, estamos com diversas propostas, seguindo a cartilha do Bandeira Azul nacional, das temáticas. Já fizemos atividades em escolas, mutirões de limpeza em praia, interface com a comunidade local, como por exemplo, catadores e recicladores, em condomínios, com gincanas para sensibilizar as crianças e adolescentes quanto à preservação”, disse.
Dessa forma, Camaçari se mantém como único município da região Nordeste a possuir duas certificações, entre as 29 praias brasileiras e 11 marinas reconhecidas. O selo internacional Bandeira Azul, de caráter socioambiental, é promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE), e operado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
Estavam presentes no ato a subsecretária do Turismo, Lucia Bichara; o diretor-presidente da Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Áldene Motta; o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares; os vereadores Manoel Jacaré e Vaninho da Rádio; além do presidente do Conselho de Turismo (ConTur) e empresário Patrício Oliveira, e representantes da Associação dos Condomínios de Guarajuba (Ascon).