O Governo do Estado convocou, nesta segunda-feira (13), 689 estudantes para o Programa Partiu Estágio, que oferece oportunidades em órgãos estaduais, em áreas como Administração, Direito, Psicologia e Engenharias, permitindo que universitários conectem a teoria acadêmica à prática profissional. A lista completa dos selecionados já pode ser consultada no site oficial da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), que pode ser acessada aqui.
A entrega da documentação deve ser feita entre os dias 20 e 31 de janeiro de 2025. Os convocados serão avisados via WhatsApp sobre a alteração de status no site e devem acessar o site para conferir os procedimentos e prazos. Também é necessário que os estudantes entrem em contato com a unidade de Recursos Humanos do órgão onde irão atuar, por e-mail ou telefone, para obter detalhes sobre a entrega.
O Partiu Estágio é uma iniciativa voltada a universitários que já concluíram pelo menos 50% da carga horária do curso superior e que estejam matriculados em instituições sediadas na Bahia. O programa busca democratizar o acesso ao mercado de trabalho, priorizando estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), aqueles que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas privadas.
Além disso, o programa reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência, em cumprimento à Lei Federal nº 11.788/2008, reafirmando o compromisso com a inclusão e a equidade.
Vagas e cursos
Com a nova convocação, serão preenchidas vagas em 53 órgãos estaduais situados em 28 diferentes municípios baianos. Dos 689 estudantes selecionados, 490 irão atuar na capital baiana, e os outros 199 em cidades da Região Metropolitana de Salvador e do interior do Estado, com destaque para Feira de Santana (48) e Lauro de Freitas (19).
As novas oportunidades contemplam 66 cursos de nível superior diferentes, sendo que as graduações com maior número de vagas são: Direito (186), Administração (98) e Pedagogia (86). Já os órgãos estaduais que irão receber o quantitativo mais expressivo de universitários correspondem às secretarias da Educação (151) e Saúde (76), além da Polícia Civil (65).