O ditado “arrumar a casa” nunca foi tão apropriado para o início de uma gestão que completa 100 dias em 10 de abril. O governo do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), nesse período já requalificou escolas para o ano letivo, limpou rios e canais, pagou contas atrasadas da gestão anterior, comprou remédios, abriu unidade de saúde, ajustou contratos… enfim, está colocando a administração pública em ordem.
Logo nos primeiros três meses, venceu duas importantes batalhas na Justiça. Na primeira conseguiu destravar o orçamento que estava engessado pela Câmara Municipal em apenas 2%. Vale lembrar que o antigo governo podia remanejar até 100% do orçamento. Na segunda empreitada no Poder Judiciário, Caetano garantiu a entrega da Cesta de Páscoa para 55 mil famílias.
Ainda teve a ampliação do programa Minha Casa Minha Vida, ordenamento do Centro, aperfeiçoamento das obras do Centro Histórico e a realização do maior Festival de Arembepe da História. Um conjunto de ações essenciais para o desenvolvimento social e econômico do município.
Entretanto, os próximos 100 dias exigirão bem mais do petista. A saúde segue sendo a prioridade da população, consultas, exames, cirurgias, medicamentos e humanização, tão propagados em campanha eleitoral. Em paralelo está a necessidade da implantação de um transporte público de qualidade, o fomento à geração de emprego, segurança e a construção de uma cidade sustentável e moderna.
Importante também destacar o óbvio: quem executa é a Prefeitura, e nada adianta a Câmara Municipal jogar contra. A imprensa, o Poder Judiciário, órgãos fiscalizadores e a sociedade civil organizada estão de olho.
Daniela Oliveira é jornalista, pós-graduada em Educação Inclusiva e diretora do Destaque1.
*Este espaço é plural e tem o objetivo de garantir a difusão de ideias e pensamentos. Os artigos publicados neste ambiente buscam fomentar a liberdade de expressão e livre manifestação do autor(a), no entanto, não necessariamente representam a opinião do Destaque1.