A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) alerta que as mulheres que já têm mais de 45 dias de pós-parto (puérperas) devem se vacinar com a segunda dose contra a Covid-19 do mesmo imunizante que tomaram ainda gestantes. Como sinaliza a pasta, esta é uma posição do Plano Nacional de Imunização (PNI).
A Sesab diz que a recomendação deve ser seguida enquanto não há estudos conclusivos acerca da eficácia e possíveis consequências da intercambialidade entre vacinas de laboratórios e tecnologias diferentes.
“Se a primeira dose tiver sido feita com a vacina da AstraZeneca, as mulheres devem aguardar o prazo pós-parto de 45 dias para completar o esquema vacinal”, explica a secretaria.
A vacinação poderá ser realizada em qualquer trimestre da gestação e deve ser avaliada individualmente por cada paciente junto ao seu médico, para avaliação da relação risco-benefício.
“As gestantes e puérperas têm risco aumentado para complicações obstétricas decorrentes da Covid-19, tais como parto prematuro e óbito fetal”, explica Tereza Paim, médica neonatologista e subsecretária da Saúde do estado da Bahia.
A Sesab ressalta que a imunização com as vacinas da Oxford/AstraZeneca e Janssen-Cilag, de composição com vetor viral, para gestantes e puérperas a partir de 18 anos continua suspensa. Para esse público, a vacinação deverá ser realizada com as vacinas dos fabricantes Sinovac/Butantan e Pfizer/Wyeth.





