O renomado ator, professor e diretor teatral Harildo Déda terá a sua vasta história no mundo das artes cênicas contada em nova edição do livro “Harildo Déda: a matéria dos sonhos”, que será lançado segunda-feira (31), às 19h, no Teatro Martim Gonçalves, local onde passou grande parte da sua vida.
A obra literária faz parte do projeto “Mestras e Mestres da Cena”, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), em correalização com a Fundação Nacional de Artes (Funarte). O evento integra as comemorações ao Mês do Teatro (27 de março – Dia Mundial do Teatro) e é aberto ao público. Haverá um recital poético com leitura de trechos do livro feita por atores e atrizes do Clube da Cena e que trabalharam com Harildo, sob a direção de Luiz Marfuz.
“Um grande mestre das Artes Cênicas da Bahia, Harildo Déda merece todas as homenagens, e sua contribuição para nossa cultura, agora completamente atualizada, merece estar nas mãos de artistas e escolas de artes cênicas da Bahia e do país, secretarias de cultura e de educação de estados e municípios, bibliotecas, grupos de teatro nos territórios e em comunidades ainda distantes de ações formativas em artes”, declarou a diretora geral da Funceb, Sara Prado.
O livro chega ao público com uma versão revisada, mais detalhada e ampliada, com 352 páginas e uma primeira tiragem de mil exemplares, abrangendo o período de 2011 a 2023, que não foi incluído na primeira edição, publicada em 2011. A obra traz uma análise profunda da produção artística, pedagógica e da contribuição de Harildo ao teatro, tanto no Brasil quanto internacionalmente.
A primeira parte cobre a biografia de Harildo até 2010, escrita pelo doutor em Artes Cênicas Raimundo Matos de Leão, e a segunda parte, escrita pelo jornalista e escritor Marcos Uzel, cobre o período de 2011 a 2023, quando Déda continuou sua atividade como diretor, ator e pedagogo. A parte três foi escrita pelo dramaturgo Luiz Marfuz, que revisita e atualiza a metodologia do mestre, abordando os procedimentos artísticos que ele desenvolveu ao longo de sua carreira. Contém, ainda, posfácio escrito por Marcelo Flores, discípulo de Harildo Déda e guardião de sua memória.
Sobre o livro e edição ampliada
A primeira edição do livro foi publicada em 2011 e cobria a trajetória de Harildo Déda até 2010. Agora, a edição revisada e ampliada se estende até 2023 e enquadra os últimos anos da carreira de Harildo, incluindo seu trabalho de formação de novas gerações de artistas, seus cursos e oficinas, além de sua atuação em peças, filmes, minisséries e telenovelas.
Essa nova versão apresenta um olhar renovado sobre a obra do mestre, com foco no aprimoramento e aprofundamento dos seus métodos pedagógicos, ao mesmo tempo em que reflete sobre a adaptação de seu trabalho às transformações da cena contemporânea.
A edição tem distribuição prevista para escolas de artes cênicas, grupos de teatro, bibliotecas e outras instituições culturais de Salvador, do interior da Bahia e de todo o Brasil.