Como de costume, o sagrado e o profano são celebrados durante as lavagens na orla de Camaçari. O tradicional Festival de Arembepe inicia com as baianas que lavam e embelezam as ruas, seguidas de mais 20 grupos culturais para musicalizar a festa, que inicia neste sábado (29), a partir das 9h.
O grande homenageado é o padroeiro da localidade, São Francisco de Assis. A procissão inicia na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, na rótula da Volta do Robalo, e segue em direção à paróquia com o mesmo nome do santo, na Praça Salustiano Santiago de Sousa, antiga Praça das Amendoeiras.
A diversão do evento fica por conta das charangas da Banda Status, Caraípa, Big Band e Tropicana, além dos grupos Samba de Caboclo de Parafuso, Movimento Percussivo Beira de Rua, Afoxé Omô Izô, Raízes da Terra, Boi Tricotado, Regional Afro Style Contemporâneo, Procurando Arte (circense), Som do Timbal, Samba de Roda Nativas de Arembepe, Arte em Movimento, Grupo Contemporâneo Ancestral e Guerreiros do Brasil. As equipes de capoeira Fatumbi, Ligeira e Abolição entram na festa, para reafirmar a cultura afro-brasileira.
A festa dura até segunda-feira (31), com desfiles de blocos independentes e atrações musicais na Arena Principal, conhecida por Palco Katita, e no Palco da Diversidade, na Praça Tia Deja.