A 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, considerada A maior feira da agricultura familiar do país, começa nesta quarta-feira (14) e segue até domingo (18), no Parque Costa Azul, em Salvador.
Com entrada gratuita, no evento serão expostos 2.293 produtos inovadores e sustentáveis de 209 empreendimentos da agricultura familiar, que estarão disponíveis para a comercialização durante os cinco dias da Feira.
O público vai conhecer e desfrutar de produtos únicos, como os lançamentos da cerveja de mel de cacau, cerveja de mandioca, pão de queijo, as tradicionais pastas de castanha-de-caju, cervejas de cacau, licuri, umbu e maracujá da caatinga, chocolates de origem, cafés, produtos lácteos, a exemplo de manteiga, queijos e iogurtes de café, umbu, licuri, abacaxi com pedaços, doce de cabra, geleia de mel de cacau com pimenta, doce de buriti, flocão de milho não-transgênico e muito mais.
Além dos estandes de comercialização, uma praça gastronômica receberá os visitantes que quiserem almoçar, jantar ou terem um happy hour agradável na Feira, com muita comida típica da Bahia, como bode assado, ensopado com cuscuz, pastéis de caranguejo, casquinhas de aratu e caranguejo, beijus, caldos e moquecas.
A Feira também terá uma programação musical para todos os gostos. Estão entre as atrações Jau, Cortejo Afro, Thathi, Del Feliz, Gab Ferruz, Filhos de Jorge, Samba Maria, Margareth Menezes, Viola de Doze e Adelmário Coelho. No primeiro dia do evento quem comanda a festa é o Cortejo Afro, às 18h, e o cantor Jau, às 20h.
Para os mais empolgados com a gastronomia, a 13ª Feira terá a Cozinha Show com o tema “Cozinha Étnica e Cultural: Uma Volta à Diversidade da Agricultura Familiar Baiana”, que vai trazer, por meio de aulas-show e palestras, todo o potencial dos produtos da agricultura familiar na Bahia para a gastronomia. Nesta quarta-feira o destaque é a palestra do nutricionista Daniel Cady sobre a importância dos produtos da agricultura familiar na nutrição e rendimento físico, a partir das 13h.
Realizado na orla marítima de Salvador, o evento terá atrações para toda a família, como tendas quilombola, indígena e de artesanato, para valorizar a diversidade dos povos tradicionais, espaços como a licuriteria e a umbuteria, com produtos derivados do licuri e umbu, espaço kids e espaço para adoção de animais.
Mercaf
Para quem não conseguir participar presencialmente terá ainda a possibilidade de fazer as compras, com entrega gratuita em Salvador e municípios da região metropolitana, acessando o site [acesse aqui], o mercado virtual da agricultura familiar.