Fique conectado conosco
Camacari_NATAL_DESTAQUE_728px90px
BANNER-728x90px
banner-sindiquimica
BANNER-728x90-02

Política

Fafá de Senhorinho é empossada secretária da Mulher de Camaçari

Bella Batista é a subsecretária, e Oziel Araújo é o novo subsecretário de Relações Institucionais.

Camila São José

Publicado

em

Fafá de Senhorinho é empossada secretária da Mulher de Camaçari
Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

A Secretaria da Mulher de Camaçari (Semu) foi recriada, e com a reimplantação da pasta, a vereadora licenciada Fafá de Senhorinho assumiu a titularidade. Ela foi empossada em cerimônia oficial nesta quarta-feira (2), no auditório da Secretaria de Governo (Segov), ao lado da subsecretária Bella Batista.

“A gente vai buscar cursos, buscar políticas públicas para a gente promover essas mulheres do nosso município, não só aqui no município [sede], mas também na zona rural. A gente vai buscar projetos, trabalhos, e daí a gente vê em cada comunidade qual o melhor desafio para elas, e o que a gente vai implantar no nosso município”, sinalizou Fafá.

Publicidade
destaque-1-lateral
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20231125-WA0008
Fafá de Senhorinho é empossada secretária da Mulher de Camaçari

Secretária da Mulher, Fafá de Senhorinho. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Formada em serviço social e filiada ao Democratas (DEM) desde 2015, Fafá foi eleita como primeira suplente na Câmara Municipal de Camaçari em 2016, e em 2020 conquistou uma cadeira na Casa. Natural de Salvador, ela se mudou com os pais para Vila de Abrantes, onde mora até hoje, há mais de 40 anos.

Ouça:

 

Segundo a titular da Semu, as equipes do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Yolanda Pires (CRAM) e do Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM) serão reaproveitadas e passarão a compor a pasta. Entre esses nomes está a subsecretária Bella Batista, que atuava desde 2017 como coordenadora do CRAM e do NAM, localizado na Prefeitura Avançada da Costa, em Vila de Abrantes.

Com experiência no combate à violência contra a mulher e na construção da rede de apoio às vítimas, Batista sinaliza que o objetivo da Semu é construir e fortalecer políticas públicas que garantam a independência e valorização feminina.

Fafá de Senhorinho é empossada secretária da Mulher de Camaçari

Subsecretária da Mulher, Bella Batista. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

“A expectativa é muito grande, não só nossa, mas também da vereadora licenciada Fafá de Senhorinho, agora secretária da Mulher, mas eu tenho certeza que essa experiência que ela já traz da vereança, vários projetos e a experiência que eu estou trazendo, também à frente da Coordenadoria de Atendimento Integral à Mulher em Situação de Risco, vai fazer toda a diferença. O objetivo é chegar nessas mulheres, é lutar por aquilo que é nosso por direito. Nós não queremos tomar o direito de ninguém, nós só queremos valer o que é nosso”, frisou.

Ouça:

 

A secretaria havia sido extinta no primeiro mandato do prefeito Elinaldo Araújo (União), e de acordo com o gestor, a escolha de Fafá de Senhorinho se dá diante da sua atuação política na cidade. Na outra ponta, Bella Batista foi designada como segundo nome devido ao seu nível técnico e grau de experiência.

“Eu acho que, com a vinda de Fafá, toda a cidade ganha, o governo ganha e em especial as mulheres de Camaçari, que vão estar bem representadas por uma mulher que defende essa bandeira, uma mulher que é articulada politicamente, tanto no município quanto no estado, tanto em Brasília, e por conhecer toda a cidade”, afirmou.

Fafá de Senhorinho é empossada secretária da Mulher de Camaçari

Prefeito Elinaldo Araujo (União). Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Com a criação da Semu, Elinaldo pontua que o governo municipal planeja uma série de outras políticas públicas, que devem ser colocadas em prática ainda este ano.

Ouça:

 

Também presente no evento, a primeira-dama Ivana Paula acredita que a recriação da Semu só tende a somar forças com as políticas públicas já desenvolvidas pela atual gestão. A esposa do prefeito Elinaldo afirma que pretende seguir com a atuação voluntária ao lado da nova secretária, “acolhendo, ajudando, aconselhando e acalentando”.

Fafá de Senhorinho é empossada secretária da Mulher de Camaçari

Primeira-dama de Camaçari, Ivana Paula. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

“Para o nosso governo é só mais um plus para conseguirmos atingir todos os objetivos, promover cada dia mais a mulher da nossa cidade. Eu já me sinto empoderada, bem representada, onde o governo Elinaldo Araújo tem 12 secretárias mulheres em pastas importantes. Então, a Secretaria da Mulher, com a vereadora Fafá de Senhorinho, é só mais um plus para a nossa cidade, para o nosso governo”.

Violência contra a mulher

No cenário de combate à violência contra a mulher, a comandante da Ronda Maria da Penha em Camaçari, tenente Deize Pinto, acredita que a Semu chega para completar a rede de proteção e atenção às vítimas da cidade.

“A secretaria vem completar a rede que já existe em Camaçari, que é uma rede forte, é uma rede que funciona, e a Secretaria da Mulher só vem completar de maneira grandiosa. Eu acredito que a secretária empossada hoje vai apoiar os projetos já realizados por essa rede, bem como trazer novidades, para que cada vez mais a gente possa combater a violência doméstica e familiar, além da violência contra a mulher como um todo na cidade de Camaçari”, sinalizou a tenente.

Fafá de Senhorinho é empossada secretária da Mulher de Camaçari

Tenente Deize Pinto, comandante da Ronda Maria da Penha em Camaçari. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Atualmente, a ronda atende cerca de 198 mulheres na sede e 75 na orla, números que variam de acordo com as denúncias e medidas tomadas em relação aos casos. Durante a pandemia de Covid-19, a comandante da Ronda Maria da Penha conta que os atendimentos aumentaram de maneira “assustadora”, mas as vítimas conseguiram ser atendidas, com o afastamento e a prisão dos agressores.

“Já vemos que, com a queda também da pandemia, isso vem estabilizando, e já existe uma redução”, reitera. “Inclusive foi noticiado que Camaçari teve 100% de redução de feminicídio. Como o próprio secretário de Segurança falou, as Rondas Maria da Penha atuando têm um papel significante nessa redução, a própria Deam”.

Serin

Hoje também foi empossado o subscretário de Relações Institucionais, Oziel Araújo. Ele, que é presbítero da Igreja Assembleia de Deus em Camaçari, foi vereador por dois mandatos, presidente da Câmara no biênio 2017-2018 e candidato a prefeito em 2020 pelo PDT. Ele assume o posto deixado por Vaninho da Rádio (União), que agora ocupará a suplência de Fafá de Senhorinho na Câmara.

Fafá de Senhorinho é empossada secretária da Mulher de Camaçari

Subsecretário da Serin, Oziel Araujo. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

“Eu tenho aqui hoje a oportunidade de poder mostrar um pouco da experiência que a gente tem numa função executiva. A oportunidade que tive quando representante na Câmara de Vereadores, todo mundo conhece um pouquinho da história, o trabalho que a gente fez. A relação que o prefeito citou ali na sua fala, é uma relação que a gente realmente nutriu e constituiu para que todo esse tempo houvesse muito respeito de ambas as partes, e a gente não acabar misturando as ideologias com os propósitos. E o meu propósito e o propósito do prefeito, e desse governo, é continuar servindo a cidade de Camaçari”, destacou Oziel.

Ouça:

 

Elinaldo e Oziel eram aliados políticos, romperam nas eleições de 2020 e agora voltam a estreitar os laços com a nova composição de governo.

“Eu e Oziel, nós sempre nos respeitamos. A vida é feita de decisão. Ele tomou a decisão de disputar a eleição em 2020, teve uma boa eleição, ficou em terceiro colocado, mas não tivemos nenhum tipo de agressão um ao outro. Eu acho que nos respeitamos, estávamos, sim, juntos, na engenharia nas eleições de 2016, onde nós fomos vitoriosos e estamos aí nos reajustando. Quem ganha com isso é a cidade, é a política, é a boa política, é a política do respeito”, destacou Elinaldo ao Destaque1.

Também estiveram presentes na posse o deputado estadual Samuel Júnior (PDT) e o deputado federal Alex Santana (PDT).

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Doe R$10. Chave Pix: fortalece@destaque1.com
Publicidade
destaque-1-lateral
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20231125-WA0008
Sesau entrega 33 novas cadeiras de rodas motorizadas para PCDs em Camaçari
Saúde 8 de dezembro às 15:39

Sesau entrega 33 novas cadeiras de rodas motorizadas para PCDs em Camaçari

Ação 'Bahia Solidária' leva serviços sobre mercado de trabalho, saúde e lazer para Lauro de Freitas
Emprego 8 de dezembro às 14:49

Ação ‘Bahia Solidária’ leva serviços sobre mercado de trabalho, saúde e lazer para Lauro de Freitas

Agenda cultural: confira opções de lazer para curtir o fim de semana em Camaçari
Cultura e Entretenimento 8 de dezembro às 14:47

Agenda cultural: confira opções de lazer para curtir o fim de semana em Camaçari

Júnior Muniz afirma que isenção do IPVA a carros elétricos indica compromisso do governo com Camaçari
Camaçari 8 de dezembro às 14:25

Júnior Muniz afirma que isenção do IPVA a carros elétricos indica compromisso do governo com Camaçari

Em clima de Carnaval, Bell Marques lança música 'É Amor My Life'
Cultura e Entretenimento 8 de dezembro às 14:23

Em clima de Carnaval, Bell Marques lança música ‘É Amor My Life’

Jalmy lança single 'Tardezinha' e apresenta show na Sala do Coro do TCA em dezembro
Cultura e Entretenimento 8 de dezembro às 12:43

Jalmy lança single ‘Tardezinha’ e apresenta show na Sala do Coro do TCA em dezembro

Circo e Escola Picolino homenageia arte circense em apresentações gratuitas em Salvador
Cultura e Entretenimento 8 de dezembro às 12:29

Circo e Escola Picolino homenageia arte circense em apresentações gratuitas em Salvador

Trecho da Avenida Industrial Urbana será interditado para execução de obras
Camaçari 8 de dezembro às 11:57

Trecho da Avenida Industrial Urbana será interditado para execução de obras

Feira Vegana tem última edição do ano neste fim de semana em Salvador
Cultura e Entretenimento 8 de dezembro às 11:53

Feira Vegana tem última edição do ano neste fim de semana em Salvador

Mega-Sena acumula e prêmio de R$ 30 milhões será sorteado neste sábado
Brasil 8 de dezembro às 11:14

Mega-Sena acumula e prêmio de R$ 30 milhões será sorteado neste sábado

Brasil conhece adversários da Copa América 2024
Esporte 8 de dezembro às 10:29

Brasil conhece adversários da Copa América 2024

Após cancelamento do nigeriano Rema, Pabllo Vittar será atração do Festival Virada Salvador
Cultura e Entretenimento 8 de dezembro às 9:56

Após cancelamento do nigeriano Rema, Pabllo Vittar será atração do Festival Virada Salvador

Audiência pública para avaliação do Plano Municipal de Educação acontece na segunda
Camaçari 8 de dezembro às 9:11

Audiência pública para avaliação do Plano Municipal de Educação acontece na segunda

Ônibus furtado no Lobato é recuperado pela polícia na Suburbana; suspeito foi preso
Segurança 8 de dezembro às 9:02

Ônibus furtado no Lobato é recuperado pela polícia na Suburbana; suspeito foi preso

Bahia de Todos os Sambas: evento gratuito celebra música de mulheres pretas no Largo Tereza Batista
Salvador 8 de dezembro às 8:00

Bahia de Todos os Sambas: evento gratuito celebra música de mulheres pretas no Largo Tereza Batista

Natal de Luz fortalece cultura e economia local durante festejos de fim de ano
Camaçari 7 de dezembro às 23:33

Natal de Luz fortalece cultura e economia local durante festejos de fim de ano

Petrobras reduz preço do diesel às distribuidoras a partir desta sexta
Economia 7 de dezembro às 18:00

Petrobras reduz preço do diesel às distribuidoras a partir desta sexta

Profissionais da imprensa de Camaçari serão homenageados em sessão especial na Câmara
Geral 7 de dezembro às 16:46

Profissionais da imprensa de Camaçari serão homenageados em sessão especial na Câmara

Com salário de até R$ 3,1 mil, Procon abre inscrições para processo seletivo do Reda com 25 vagas
Bahia 7 de dezembro às 16:30

Com salário de até R$ 3,1 mil, Procon abre inscrições para processo seletivo do Reda com 25 vagas

Festival Construção Hip-Hop Bahia reúne música, filmes, sarau e batalha de MCs no Museu de Arte Contemporânea
Salvador 7 de dezembro às 16:09

Festival Construção Hip-Hop Bahia reúne música, filmes, sarau e batalha de MCs no Museu de Arte Contemporânea

Jerônimo e representantes da BYD se reúnem com empresários de Camaçari
Política 7 de dezembro às 15:36

Jerônimo e representantes da BYD se reúnem com empresários de Camaçari

Cinema do Shopping Center Lapa lança campanha 'Todos Pagam Meia' durante mês de dezembro
Salvador 7 de dezembro às 15:13

Cinema do Shopping Center Lapa lança campanha ‘Todos Pagam Meia’ durante mês de dezembro

error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.