Inicia nesta sexta-feira (18) a exibição da exposição itinerante ‘A Casa que anda. Que mistérios tem Clarice?’, inspirada na obra infantojuvenil de Clarice Lispector. O Caminhão de Histórias estará disponível para visitação até o domingo (20), entre 10h e 17h, no Campo da Pronaica (Cajazeiras 10), em Salvador.
Com áreas interativas, o espaço inclui atividades educativas que envolvem leitura e oficinas criativas. ‘A Casa que anda’ é um projeto inclusivo que busca democratizar o acesso à arte e à literatura em diversas localidades do Brasil, com previsão de passar por São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro ainda em 2024. A exposição é patrocinada pelo Instituto CCR, e foi idealizada pela Das Lima Produções e Carioca DNA, contando ainda com o apoio da Sotreq CAT, BTG Pactual e Artplan.
Os visitantes poderão desbravar um espaço que recria o ambiente onde Clarice viveu, com sua mesa de trabalho, manuscritos e uma máquina de escrever. A exposição apresenta referências dos livros, como um aquário vazio e quadros que retratam personagens das histórias. As ilustrações de Mariana Valente, neta de Clarice, adornam o caminhão, destacando os locais que a autora visitou.
“Este projeto faz parte do nosso compromisso de fomentar ações socioculturais que beneficiem as comunidades onde atuamos. Acreditamos que promover a cultura impulsiona a mobilidade social e transforma vidas”, afirma a diretora de sustentabilidade, inovação e responsabilidade cocial do Grupo CCR, Renata Ruggiero.
Com curadoria de Eucanaã Ferraz e direção artística de Daniela Thomas, a mostra promove reflexões sobre o universo infantojuvenil de Clarice, incentivando a formação de novos leitores. O projeto também oferece um programa educativo para escolas, incluindo atividades interativas e cadernos de atividades.