Exposição do Vila Velha reúne clássicos do cinema no MAM a preço único de R$ 5

"Placebo", de Wagner Moura, e "Deus e o diabo na terra do sol", de Glauber Rocha", estão entre os filmes.
"Deus e o diabo na terra do sol". Foto: Reprodução

Com curadoria do diretor artístico do Teatro Vila Velha, Marcio Meirelles, e do cineasta Rafael Grilo, o projeto CineVila completa uma década com uma mostra especialmente nacional, com destaque para a cinematografia baiana, dentro do programa educativo da exposição comemorativa “Vila Velha, Por Exemplo – 60 anos de um teatro do Brasil”. Toda terça-feira, às 18h30, na Sala de Arte CineMAM, o público tem a oportunidade de assistir a uma obra audiovisual, reunindo diferentes estilos, gêneros, temáticas e formatos, em que algumas sessões contarão com a presença dos diretores e convidados.

Para a mostra, foram selecionados filmes que guardam uma relação próxima com o Vila. Só para ter uma ideia desse panorama, esse menu vai desde produções como “Placebo”, de Wagner Moura, filmado por ele como seu trabalho de conclusão de curso, na Facom/UFBA; clássicos premiados internacionalmente, como “Deus e o diabo na terra do sol” (Glauber Rocha, 1964), e o contemporâneo “A Matriarca” (Lula Oliveira, 2022); além de registros de peças numa linguagem híbrida de cena/cinema, como “Jango, uma Tragedya” (Rafael Grilo) e “uma Leitura dos Búzios” (Grilo e Marcio Meirelles).

Publicidade
Destaque1-Branco
Ativa
Contan

Também estarão na mostra: “O Jardim das Folhas Sagradas” (Pola Ribeiro, 2011) e “Bando, um Filme de” (Lázaro Ramos e Thiago Gomes, 2018), “O Caipora” (Oscar Santana) e “O Outro Lado da Memória” (André Luiz Oliveira). Ingressos por custam R$ 5 (preço único), e mais detalhes e informações estão disponíveis no Instagram @teatrovilavelha, através do telefone 71 99936-5760 e no site http://saladearte.art.br/.

O patrocínio da exposição “Vila Velha, Por Exemplo – 60 anos de um teatro do Brasil” é do Banco do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e governo federal, com apoio do Museu de Arte Moderna da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e Secretaria Estadual da Cultura. A produção é da Janela do Mundo com coprodução do Teatro Vila Velha.

WhatsApp Clique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Entrar

Confira a baixo a programação de outubro do evento:

Dia 8 de outubro, às 18h30

“Placebo” ( Wagner Moura e Mateus Ribeiro, 1999) – Bate-papo após a sessão com Marcio Meirelles. Duração do filme: 17min.

O curta-metragem “Placebo”, dirigido por Wagner Moura e Mateus Ribeiro em 1999, filmado quase integralmente no palco do Vila Velha, é uma adaptação do conto de Rubem Fonseca. Narra a história de um homem acometido por uma doença degenerativa. À medida em que a enfermidade avança e impõe restrições ao seu corpo, ele passa a ter crescente dificuldade com todo seu entorno, do trabalho aos relacionamentos pessoais. As condições pioram cada vez mais e ele se mostra capaz de tudo para encontrar uma cura para a doença, até que o personagem principal de Placebo (Marcio Meirelles) encontra um homem misterioso (Lázaro Ramos) que diz conhecer alguém que possui a cura para seu mal. Só que o preço a pagar pelo tratamento envolve muita coisa, além de dinheiro.

À época do filme, Wagner Moura tinha uma relação cotidiana com o Vila, participou do grupo residente Cereus, apresentou espetáculos no teatro e participou de vários projetos. O filme traz Marcio Meirelles, em uma das suas raras aparições como ator. Lázaro Ramos é outro atrativo da produção, já demonstrando em cena várias das qualidades que o consagraram como um dos atores mais elogiados de sua geração. Além dos dois, Nadja Turenko, Clécia Queiroz, Evelyn Buchger, Wilson Melo, Marcelo Praddo e Ricardo Castro fazem pare do elenco.

Dia 8 de outubro, às 18h30

“A Faca e o Rio” (George Sluizer, 1972) – Bate-papo após a sessão com Marcio Meirelles. Duração do filme: 58min

O filme foi uma descoberta recente, após seu relançamento, em 2018, no Festival de Cannes, como um clássico do festival. Nele, João Augusto Azevedo, primeiro diretor e um dos construtores do Vila, faz talvez sua única participação, como ator, num filme.

Produção Brasil/Holanda lançada em 1972, “A Faca e o Rio” conta com direção do cineasta holandês George Sluizer, e sua história é baseada no livro homônimo do escritor brasileiro Odylo Costa Filho. Foi o candidato brasileiro ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e também participou do Festival de Cannes.

Para quem não conheceu o criador do Teatro Vila Velha, é uma oportunidade de vê-lo em movimento e som e cor. A trama se passa em um ambiente remoto do Nordeste brasileiro e explora as tensões emocionais e psicológicas de João da Grécia (interpretado por Jofre Soares), um ancião que vive com sua esposa (interpretada por Ana Maria Miranda), 40 anos mais jovem.

15 de outubro, às 18h30

“Deus e o Diabo na Terra do Sol” (Glauber Rocha, 1964) – Duração: 02h03min

Neste filme, Othon Bastos, ator do grupo Teatro dos Novos, faz o papel de Corisco. Segundo Othon, Glauber se inspirou numa leitura de um texto de Brecht, apresentada pelo grupo, a que ele assistiu quando foi encontrar o ator, para levá-lo para as filmagens, e isso mudou o roteiro do filme para ganhar o tom brechtiano que tem.

Na exposição “Vila Velha, por Exemplo” está um rascunho do recibo de 100 mil cruzeiros pagos pelo cineasta, “a título de indenização”, pelo afastamento de Othon Bastos dos ensaios de “Eles não usam Blequetai”, por 15 dias, para filmar “Deus e o Diabo”.

Um dos clássicos do cinema brasileiro, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” conta a saga do sertanejo Manoel (interpretado por Geraldo Del Rey) e de sua mulher Rosa (interpretada por Yoná Magalhães). Foi a escolha oficial para representar o Brasil no Festival de Cannes de 1964, tendo também representado o país na edição do Oscar de 1965. A direção é de Glauber Rocha, criador que teve frequente relação com João Augusto, diretor artístico do Teatro Vila Velha. Othon Bastos, ator do grupo Teatro dos Novos, fundador do Vila, tem destaque no elenco, interpretando o cangaceiro Corisco. Sônia dos Humildes, atriz também ligada ao Vila, interpreta a cangaceira Dadá.

O filme foi gravado na região da cidade de Monte Santo, na Bahia, e em votação realizada em 2015 entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, organizada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Obra visceral, mas carregada de simbologia e beleza, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” retrata um período muito importante na história do país: a República Velha. A dualidade apresentada no título é ressaltada no filme através de dois movimentos de contestação contra o governo vigente: através da prática missionária e do cangaço, que representam Deus e o diabo, respectivamente.

22 de outubro, às 18h30

Jango, uma Tragedya (Rafael Grilo, 2014)

“Jango, uma Tragedya” é a única peça teatral escrita por Glauber Rocha. As ideias de João Goulart, presidente do Brasil entre 1971 e 1974, confundem-se com o pensamento do próprio cineasta, que conheceu o político em 1972, durante o exílio, e com quem compartilhou uma admiração recíproca. A peça foi escrita em 1976. “A morte de Jango foi um golpe muito forte para o Glauber. Quando voltou do exílio, Glauber tinha um projeto político, estético para o Brasil, e o Jango estava nesse devir político, estético de um novo país”, recordou a cineasta Paula Gaitán, viúva do artista, em entrevista realizada para a criação do programa da montagem teatral realizada pelo Teatro Vila Velha com a Universidade LIVRE, em 2014, para relembrar os 50 anos do teatro e do golpe civil/militar de 64.

As imagens do filme foram feitas durante a reposição da peça em 2018, por uma equipe liderada por Lula Oliveira. A direção e edição pós-cinema é de Rafael Grilo.

29 de outubro, às 18h30

“A Matriarca” (Lula Oliveira, 2022) – Duração: 01h40min

Lula Oliveira trabalhou muito próximo do Teatro Vila Velha, na criação do roteiro. Uma leitura cênica foi feita pelas atrizes e atores do Vila, antes de ganhar sua forma definitiva; e depois, na oficina para escolha de elenco e na preparação de elenco do filme teve o diretor Marcio Meirelles como colaborador.

Está planejada uma grande festa para comemorar os 90 anos da matriarca de uma família. Seus seis filhos, que moram em locais diferentes e não se reúnem há muitos anos, vão para o encontro, mas, no dia marcado, a matriarca morre. Juntos agora para o velório, os irmãos revivem o passado em comum e revelações podem mudar o destino de todos eles para sempre. É assim que se desenvolve o filme “A Matriarca”, do cineasta baiano Lula Oliveira, uma produção que foi às telas pela primeira vez em 2022, em cidades da Bahia, inclusive Salvador. Um ano depois, teve destaque no Los Angeles Brazilian International Film Festival, evento no qual recebeu duas menções honrosas, incluindo uma para o ator Caco Monteiro pelo conjunto de sua obra.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Chave Pix: [email protected]

Leia também

Oportunidade

Confira vagas de emprego do SineBahia para Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho

Últimas

Medicamento que retarda Alzheimer é aprovado pela Anvisa

Política

Vereadores de Camaçari recebem prêmio ‘Personalidade do Ano’ em Brasília

Camaçari

Prazo das inscrições da primeira Mostra de Enfermagem é prorrogado até sexta

Tecnologia

Atenção ao celular: especialista dá dicas para evitar golpes financeiros online

Cultura e Entretenimento

Show de Klessinha, a rainha da Seresta, agita Camaçari em maio

Mais lidas

Sinebahia emprego Foto_ Elói Corrêa

SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Candeias, Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas

byd foto Matheus LandimGOVBA

BYD tem mais de 50 vagas de emprego disponíveis para Camaçari

carteira-de-trabalho-digital-mcamgo-estágio

Ânima Gestão oferta vagas de emprego e estágio para Camaçari, Dias d'Ávila, Candeias e Simões Filho

SineBahia emprego - foto - Filipe Augusto

SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas nesta quarta

Entrega da 18ª Delegacia Territorial Camaçari

Após receber denúncia de sequestro de bebê, PM prende foragido da Justiça em Camaçari

Últimas

nova-unidade-agencia-central-sinebahia-rui-costa-inauguracao-terminal-pituacu_emprego

Confira vagas de emprego do SineBahia para Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho

Idoso-Foto-Marcelo-Camargo-Agencia-Brasil

Medicamento que retarda Alzheimer é aprovado pela Anvisa

Vereadores de-Camaçari-recebem-prêmio-Personalidade-do-Ano'-em-Brasília-Foto-Ivani-Gonçalves

Vereadores de Camaçari recebem prêmio 'Personalidade do Ano' em Brasília

Vacina-contra-gripe-Foto-Patrick-Abreu

Prazo das inscrições da primeira Mostra de Enfermagem é prorrogado até sexta

Golpes-Virtuais-Foto-Freepik

Atenção ao celular: especialista dá dicas para evitar golpes financeiros online

Defensoria Pública da Bahia amplia horário de atendimento do Disque 129

rainha da seresta cantora Klessinha 2 foto Junior Penha

Show de Klessinha, a rainha da Seresta, agita Camaçari em maio

Confira projetos baianos que emplacaram 13 premiações na Febrace 2025

Sedec_Programa Meu Negócio_Seu Trabalho_Foto Patrick Abreu (4)

Sedec lança programa 'Meu Negócio, Seu Trabalho', que oferece apoio a pequenos empreendedores

deputado-estadual-marcelino-galo-foto-vaner-casaes

Marcelino Galo assume liderança da bancada do PT na Alba

Vina Calmon conta história de romance intenso no novo single 'Casal Safado'

presidente-do-inss-Alessandro-Stefanutto

Justiça determina afastamento do presidente do INSS

reajuste-salário-servidores-de-saúde-foto-thuane-maria

Governo propõe reajuste de salários dos servidores da saúde em 13,63%

drogas apreendidas em Camaçari

Suspeito de tráfico de drogas é preso no Residencial Morada dos Sabiás

Unijorge oferece auxílio para declaração de imposto de renda a partir desta quinta

_Jairo Barboza credito da Foto Caio Lírio (1)

'Esquenta São João' com Jairo Barboza tem nova edição no Pelourinho

Menarca [Still por Maiara Cerqueira] (23)

Documentário 'Menarca' é exibido no CineMAM a partir desta sexta

sesau_vacinacao_tiago-pacheco_

Queda em índices de vacinação pode significar retorno de doenças erradicadas

Entrega da 18ª Delegacia Territorial Camaçari

Após receber denúncia de sequestro de bebê, PM prende foragido da Justiça em Camaçari

Salvador, BA, Brasil, 23.11.2022

Cine Clube CBX tem sessão gratuita no Sesi Casa Branca na próxima semana