A exposição “As Bacantes”, do artista plástico baiano Israel Kislansky, com mais de 60 esculturas, está disponível para apreciação dos amantes da arte até o dia 28 de junho, no Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador. A mostra vai ocupar os dois andares do casarão do museu. Das esculturas exibidas, 40 são em bronze e 20 em cerâmica.
A abertura aconteceu no último dia 12 e o espaço já pode ser visitado. A essência feminina está presente nas Ânforas do artista, que também integram a mostra. São esculturas de linhas sinuosas, de quadris e seios fartos, que se misturam à ideia do pote – como local onde se guardam coisas preciosas. “Não é o lugar da sexualização, mas de contemplação e reconhecimento do mistério da vida que o feminino representa. As Ânforas são o corpo da mulher que guarda a essência, a semente da vida”, diz Kislansky.
Algumas das esculturas chamam a atenção, também, pelo tamanho. É o caso de Dafé, escultura inspirada na personagem feminina Maria da Fé, do livro Viva o Povo Brasileiro, do escritor João Ubaldo Ribeiro. A obra em bronze é uma belíssima cabeça de mulher com impressionantes 1x1x1m. De traços marcantes, a escultura traz um semblante que mescla força e feminilidade.
Além das esculturas, a mostra é composta por monotipias, vídeos e um roteiro didático sobre a fundição de obras de arte em metal. Radicado em São Paulo, há quase 10 anos Israel Kislansky não monta uma exposição em Salvador.
O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Funciona de terça a sábado, das 13h às 18h. Para visitar é obrigatório o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação. Mais informações através do telefone (71) 3117-6987 ou pelo Instagram de Israel Kislansky.