Saúde
Estudo alerta para crescente de desinformações sobre tratamento e prevenção do câncer
“O tempo para o paciente com câncer é primordial”, destaca uma das autoras do artigo.

Publicado
em
Por
Agência BrasilNo Dia Mundial do Câncer, celebrado nesta terça-feira (4), pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca) alertam para o grande fluxo de desinformações sobre a doença que circula em redes sociais. Um artigo publicado na edição mais recente da Revista Brasileira de Cancerologia mostra os riscos de uma infodemia do câncer, ou seja, da circulação rápida e ampla de informações falsas sobre a enfermidade.
“Infodemia é um conceito criado por especialistas internacionalmente, validado pela OMS [Organização Mundial da Saúde], que ganhou muita força durante a pandemia de Covid-19. Infodemia é um olhar sobre os momentos em que informações sobre saúde ganham uma grande relevância e começam a aumentar de uma forma muito abrupta essas informações, sejam verdadeiras ou não”, explicou o pesquisador Fernando Lima, um dos autores do artigo.
De acordo com o pesquisador, as redes sociais não facilitam a distinção entre informação, baseada em evidências científicas, e desinformação. “Isso pode atrapalhar as tomadas de decisão do indivíduo sobre o seu próprio cuidado e acabar, ou atrasando tratamentos ou atrasando diagnósticos, e complicando os próprios casos”.
O artigo destaca que a infodemia do câncer abrange desde mitos sobre as causas da doença até a promoção de medidas preventivas e tratamentos não comprovados. Essas informações falsas podem incentivar ações sem base em evidências.
“Uma informação falsa que tem sido muito propagada em redes sociais tem relação com vacina contra HPV, que tem como objetivo a prevenção do câncer de colo de útero. Existe inclusive a desinformação de que isso [a vacinação] poderia estar associado a um aumento dos casos do câncer de colo de útero”, afirmou Lima.
“Há também desinformação sobre a segurança do uso de cigarros eletrônicos. Eles não são seguros. Não há comprovação nenhuma de sua segurança. E há também notícias de substituição de tratamentos convencionais por tratamentos alternativos. Isso gera um grande risco para a sociedade”.
Outra autora do artigo, Telma de Almeida Souza, lembra o caso recente da circulação de desinformações acerca do uso da graviola como uma suposta forma de matar células cancerígenas. “O tempo para o paciente com câncer é primordial. Isso faz com que ele perca tempo no seu tratamento. Esse combate à desinformação é importantíssimo para salvar vidas”.
Segundo o artigo, a disseminação e amplificação das desinformações são potencializadas, de forma intencional, pelas redes sociais, por meio do chamado “capitalismo de vigilância”. Por esse conceito, as empresas de tecnologia ganham dinheiro mantendo as pessoas conectadas, coletando seus dados e moldando seus comportamentos.
Os algoritmos usados por tais redes sociais amplificam narrativas que “criam câmaras de eco e privilegiam conteúdos sensacionalistas com o objetivo de aumentar o engajamento dos usuários, impulsionando a todos para a era da infodemia”, diz o artigo.
“O aumento abrupto [da circulação dessas informações] dificulta muito para o cidadão comum compreender, entender ali, diferenciar o que seria informação ou desinformação. A informação em saúde, hoje em dia, na internet, pode ter picos, o que se chama de viralização, e esse pico pode ser um momento que pode gerar muitas dúvidas na sociedade”, ressaltou Fernando Lima.
De acordo com Lima, é preciso haver monitoramento permanente dessas informações e dar uma resposta rápida e eficiente, para que a sociedade saiba diferenciar informação e desinformação. Ações como regulamentar e responsabilizar as empresas que controlam as redes sociais e fortalecer respostas institucionais às informações falsas são medidas sugeridas pelos pesquisadores.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Tratamento a laser pode ajudar no pós-parto e menopausa, indica especialista
-
Câncer colorretal é considerado doença do ‘estilo de vida’
-
Endometriose: especialista defende abordagem terapêutica para tratamento da doença
-
Santander abre 90 vagas de intercâmbio para jovens nos Estados Unidos
-
Campanha de prevenção do câncer em lábios chega às praias do Flamengo e Ribeira
-
Dia Mundial do Câncer alerta para prevenção e rastreamento da doença

Paulo Azi assumirá presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

SineBahia tem vagas de emprego em Salvador, Camaçari, Dias d’Ávila, Lauro de Freitas, Simões Filho e Candeias

Caixa paga parcela de março do Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Jovem executado a tiros estava em barbearia na Gleba E
Shopping Center Lapa promove ação de conscientização sobre Síndrome de Down nesta sexta

Vereadores de governo solicitaram adiamento de audiência pública, mas Câmara não acatou

Câmara deve realizar nova audiência pública sobre inscrições do Minha Casa, Minha Vida
MP-BA aciona Colégio São Paulo por venda casada de material didático
Campeonato de Futsal Solidário movimenta quadra do Nova Vitória neste sábado

Linha B2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho em 29 de março

Universidade Para Todos contará com seis polos em Camaçari

Camila Canário toma posse como defensora pública geral do estado na quinta

Moraes nega apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro
Unijorge abre agendamento para orientação jurídica gratuita
Inscrições para mediadores do Emitec e professores da Educação Profissional e Indígena seguem até terça

Sedur promove eventos educativos em alusão ao Dia Mundial das Florestas e da Água

Ivana Bastos assume definitivamente presidência da Alba e se torna primeira mulher no cargo

Gusttavo Lima desiste de se candidatar a presidente da República em 2026
Inscrições para Concurso Internacional de Redação de Cartas seguem abertas até dia 28 de março

Governo brasileiro reconhece Vladimir Herzog como anistiado político
Secretaria do Meio Ambiente abre 800 vagas em cursos de gestão ambiental

Com 35 vagas, Ciat promove oficina gratuita sobre precificação

Jovem executado a tiros estava em barbearia na Gleba E

Paulo Azi assumirá presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Museu Carlos e Margarida Costa Pinto realiza curso sobre segurança de acervos na próxima semana
