Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) campus Camaçari conquistaram o segundo lugar na Trilha Inovação na final nacional do Huawei ICT Competition 2024/2025, a maior competição de Tecnologia da Informação (TI) do Brasil. A final nacional aconteceu no dia 24 de fevereiro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
As estudantes Isabelle Ribeiro, Gracielle Maria, Lorena Oliveira e Maria Eduarda Amaral foram selecionadas com o Projeto Pace Free, orientado pela professora Lanuza Lima e coorientado pelo professor Adilson Almirante, que propõe mais acessibilidade e mobilidade urbana para pessoas com deficiência visual, utilizando inteligência das coisas e inteligência artificial.
Agora as estudantes selecionadas avançarão para a etapa América Latina. Essa fase inclui provas teóricas e práticas, além de desafios em simuladores. Os três melhores times dessa etapa garantirão a classificação para a final global, que acontecerá na cidade de Shenzhen, China, em maio de 2025.
A Huawei ICT Competition oferece aos estudantes uma oportunidade única de testar suas habilidades em TI, além de permitir que se conectem com outros estudantes e profissionais da área de tecnologia de todo o mundo. Este ano, a competição contou com a participação de 134 instituições de ensino de todo o país, somando 4.567 participantes. O Ifba foi a terceira instituição com o maior número de participantes, com 197 alunos inscritos. Outras duas equipes do campus Jequié também foram premiadas.
Sobre o Projeto PaceFree
O PaceFree é um projeto de acessibilidade e mobilidade urbana que une um aplicativo móvel e um semáforo adaptado, utilizando IoT (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial para apoiar pessoas com deficiência visual na travessia das ruas. Iniciado em 2023, realizou pesquisas com o público-alvo e desenvolveu o primeiro protótipo do aplicativo e semáforo, que agora se conectam.
Em 2024, o projeto integrou Inteligência Artificial ao sistema, permitindo a análise das vias para sugerir rotas seguras e identificar obstáculos. O aplicativo fornece informações sobre o status dos semáforos por sons e vibrações e permite que o usuário inicie a travessia diretamente pelo app. A IA mapeia barreiras e calcula os trajetos, garantindo mais segurança e cidades mais inclusivas.