Geral
Estados do Nordeste se reúnem para discutir turismo estrangeiro

Publicado
em
Por
Redação
Os secretários de Turismo dos nove estados do Nordeste tem procurado fortalecer o turismo na região. Para isso, uma agenda de reuniões entre eles tem sido mantida desde a feira internacional Abav Expo, que ocorreu em São Paulo, em setembro de 2019.
Na tarde desta terça-feira (14), os secretários foram recebidos pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e depois participaram de reunião, na Secretaria de Turismo de Pernambuco, para planejar ações conjuntas visando à atração de turistas estrangeiros.
Durante o encontro do Fórum de Secretários Estaduais de Turismo do Nordeste, foi dado o primeiro passo para a criação de uma agenda comum de ações no mercado internacional. O objetivo é intensificar a atração de turistas estrangeiros para o destino Nordeste.
“A partir da formalização do Consórcio Nordeste, um caminho diferente, de atuação em conjunto dos Estados nos foi dado. Temos atrativos em comum, todos temos praias, somos ricos culturalmente, e mais do que isso, temos desafios também comuns, problemas que podem ser tratados de maneira articulada. Acreditamos que o consórcio também pode trazer bons resultados para o turismo”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, anfitrião do encontro.
Entre as ações principais discutidas pelos gestores está a criação de um calendário de participação conjunta em feiras internacionais, visando mercados ainda pouco explorados pelos Estados do Nordeste, a exemplo dos Estados Unidos, França e China. Será escolhida uma marca única identificando o destino. A ação conjunta vai incluir o desenvolvimento de um plano de ações, a ser apresentado à Embratur, até o Carnaval. A ideia é apresentar ainda pleitos em comum aos Estados, também em áreas como estruturação e malha aérea.
Para o secretário do Turismo do Estado da Bahia, Fausto Franco, essa união de forças resultará em um Nordeste mais competitivo tanto no mercado nacional quanto no internacional, “pois belezas naturais, cultural e histórica não nos faltam. Além disso, temos um povo hospitaleiro, que sabe muito bem receber o turista. Então, temos que divulgar nossos potenciais conjuntamente para os diversos mercados, pois juntos somos mais fortes”.
Participaram da reunião, além do gestor de Pernambuco, os secretários de Turismo Fausto Franco (BA); Ana Maria da Costa (RN); José Sales Neto (SE); Hugo Paiva Veiga (MA); Gustavo Costa Feliciano (PB); Carina Thomaz Câmara (PI); e Sandra Vila Nova (AL).
Leia Também
-
Homicidas são capturados em Lauro de Freitas e Simões Filho com apoio do reconhecimento facial
-
A provável ‘onda Lula’ nas prefeituras da Bahia em 2024
-
Policiamento da Região Metropolitana de Salvador tem novo comandante
-
Baianos podem consultar dívida ativa do IPVA através do WhatsApp
-
Jerônimo participa de reunião do Fórum de Governadores em Brasília
-
Mais Médicos: Ministério da Saúde lança edital com 278 vagas na Bahia

Festival da Sustentabilidade oferece programação para todas as idades no Horto Florestal nesta segunda-feira

Homem é preso em flagrante com 44 trouxas de maconha no Phoc I

Duplat rebate Roberta Santana sobre cobertura da Atenção Básica em Camaçari

Elinaldo visita obra de requalificação em Guarajuba nesta segunda-feira

Matrículas para selecionados no Universidade Para Todos começam nesta segunda-feira

Setrel lança calendário de Feiras Públicas da Economia Solidária em Lauro de Freitas

Homicidas são capturados em Lauro de Freitas e Simões Filho com apoio do reconhecimento facial

Lauro de Freitas antecipa clima junino com Forró no Parque Ecológico neste domingo

Devido ao feriado de Corpus Christi, Feirinha da Prefeitura é antecipada para quarta-feira

Corpo de vendedora de planos de internet é sepultado em Dias d’Ávila

Projeto Cata Bagulho chega à sétima edição e contempla moradores do Jardim Limoeiro

Flávio Matos visita bairros da sede e orla de Camaçari neste fim de semana

Bolsa Família Itinerante acontece em Rancho Alegre nesta terça-feira

Posse dos novos conselheiros de Cultura de Camaçari acontece nesta terça-feira

Duplat rebate Roberta Santana sobre cobertura da Atenção Básica em Camaçari

Matrículas para selecionados no Universidade Para Todos começam nesta segunda-feira

Seduc presta contas do primeiro quadrimestre de 2023 nesta segunda-feira

Enem 2023: inscrições começam nesta segunda-feira

Homem é preso em flagrante com 44 trouxas de maconha no Phoc I

Nova praça do Verdes Horizontes é inaugurada nesta terça-feira

Elinaldo visita obra de requalificação em Guarajuba nesta segunda-feira

Secult Itinerante chega à comunidade de Barra do Pojuca nesta segunda-feira

Simm tem vagas exclusivas de emprego e estágio para pessoas com deficiência em Salvador e RMS

Festival da Sustentabilidade oferece programação para todas as idades no Horto Florestal nesta segunda-feira
