Celebrar a força da mulher nordestina é a tônica do espetáculo solo “Touro [Bull]”, com atuação da atriz, dançarina e coreógrafa cearense Valéria Pinheiro. A montagem, que aborda o tema da ancestralidade feminina a partir do ponto de vista da cultura do sertão do Ceará, região do Cariri, terá apresentação única no dia 31 de outubro, às 19h, no Museu de Arte da Bahia, compondo as ações do programa “O Vila Ocupa a Cidade”. A narrativa conta a história de vida de um touro, simbolizando a mulher nordestina que gera, nutre e celebra a vida. As principais referências são as memórias da artista, nascida em Juazeiro do Norte e criada com mestras e mestres populares.
A obra é dividida em cinco partes: o prólogo e mais quatro movimentos que recebem os títulos de “Nascimento”, “Casulo”, “Monstros/Encantados” e “Colheita”. O principal elemento cênico é um carro de boi (uma carroça com duas rodas grandes) sustentada e puxada por muletas, referência autobiográfica da artista, que hoje vive com uma prótese total de quadril. Sobre a trilha sonora original, foi composta com arranjos para piano, violino e percussão, a partir das células rítmicas do sapateado de Valéria.
“O reencontro me fez reviver memórias que antes eu considerava apenas brinquedos de infância, mas que agora carregam significados profundos que construíram a mim e seguem construindo comportamentos, imaginários e o modo de existir dessas guerreiras/monstras/mulheres nordestinas”, reflete Valéria Pinheiro.
A direção do solo é de Vinício de Oliveira Oliveira, artista que iniciou sua carreira profissional no Teatro Vila Velha, onde trabalhou por 13 anos. No Vila, atuou como ator, diretor de espetáculos, produtor, coordenador de projetos artísticos culturais e diretor, e também dirigiu a “A Outra Cia de Teatro”, grupo residente entre os anos de 2004 a 2009, atividade que lhe deu base para desenvolver pesquisas artísticas vinculadas ao trabalho do ator e à encenação contemporânea.
Vale ainda ressaltar que o espetáculo “Touro [Bull]” participa do filme “Filhos do Mangue” (filmado em Barra do Cunhaú/RN), no qual Valéria também assina a produção de arte, e que rendeu à Eliane Caffé o prêmio de melhor direção na 52ª edição do Festival de Gramado, este ano. A próxima parada do espetáculo “Touro” é no Sesc Copacabana, no Rio.
O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Mais informações podem ser acessadas no perfil de Instagram do teatro.
Os ingressos custam R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira), e estarão à venda no Sympla ou na bilheteria do espaço.