Outubro é o mês marcado pela campanha de prevenção do Câncer de Mama, conhecida como Outubro Rosa. Porém, para o torcedor do Bahia, o mês de outubro é de luto. Em quatro partidas em casa neste mês, o tricolor perdeu três e empatou uma, deixando escapar ótimas oportunidades de entrar no grupo das equipes que vão para libertadores em 2020.
Os constantes resultados ruins nos jogos na Fonte Nova e Pituaçu foram minimizados por resultados fora de casa. Reafirmando a opinião que o time tricolor é bastante efetivo nos contra ataques, mas é limitado na construção de jogadas e no desbloqueio de times que jogam com praticamente todos atrás da linha da bola.
No último sábado, mais uma vez diante de um bom público contra o Internacional, o tricolor voltou a apresentar os mesmos erros e foi derrotado pelo placar de 3×2. Ficou nítido após sofrer o primeiro gol que os jogadores estão com a confiança baixa e têm sentido o mau momento da equipe na competição. O futebol que era surpresa para os adversários no primeiro turno já não é mais e o técnico Roger Machado parece não encontrar soluções para mudar esse panorama. Além disso, alguns jogadores têm apresentado um desempenho abaixo do seu potencial, como o atacante Gilberto.
Os dois próximos jogos do tricolor serão fora de casa, contra Santos e Cruzeiro. Somar pontos fora de casa é fundamental se o clube quiser manter o sonho da libertadores.
No lado Rubro-negro, festa total após um resultado positivo contra a Ponte Preta, em Campinas. O Vitória esteve a maior parte do jogo com um homem a menos e mesmo assim segurou a pressão do adversário. Jordy Caicedo que entrou no segundo tempo foi o autor do gol nos acréscimos que garantiu mais 3 pontos na briga para se livrar da degola.
Agora, o clube baiano ocupa a 15° posição da tabela de classificação com 5 pontos na frente do Figueirense, primeiro na zona de rebaixamento e próximo adversário do Vitória no Barradão.
Para o próximo duelo, Geninho terá uma semana para preparar a sua equipe para o jogo decisivo do próximo sábado (2). O torcedor Rubro-negro tem que comparecer em massa e apoiar seu time do início ao fim para alcançar um triunfo que será fundamental para a permanência da equipe na série B em 2020.
O destaque no futebol nacional fica por conta do Flamengo que continua sobrando no Campeonato Brasileiro Série A. Além disso, o clube vai disputar a final da Libertadores após eliminar o Grêmio com uma goleada histórica de 5 a 0. O futebol mais bonito e vistoso do Brasil vai em busca da conquista da América e Jorge Jesus quer fazer história em terras tupiniquins.
Fabio Sena é administrador de empresas com pós-graduação em Gestão da Produção. Camaçariense com muito orgulho e fanático por futebol. Escreve todas as segundas-feiras. @equipegolfc, [email protected]
Clique aqui e leia outros artigos.
*Este espaço é plural e tem o objetivo de garantir a difusão de ideias e pensamentos. Os artigos publicados neste ambiente buscam fomentar a liberdade de expressão e livre manifestação do autor(a), no entanto, não necessariamente representam a opinião do Destaque1.