Salvador
Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército realiza cerimônia para novos oficiais
Profissionais formados serão distribuídos por mais de 50 cidades do Brasil.
Publicado
em
Por
RedaçãoO Exército Brasileiro tem três escolas que formam oficiais de carreira, e uma delas está sediada em Salvador, a Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército – ESFCEx. No dia 20 de novembro, às 9h, o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva e outras autoridades militares e civis estarão presentes na ESFCEx, na Pituba, em um cerimonial de entrega ao Exército dos novos oficiais das áreas de Saúde, Administração, Contabilidade, Direito, Enfermagem, Estatística, Informática, Magistério, Psicologia e Serviço de Assistência Religiosa.
A formatura é marcada pela entrega solene da espada, que é um símbolo da honra militar e a confirmação do ingresso no oficialato. Haverá, ainda durante a solenidade, a entrega de medalhas e o momento que simboliza a conclusão de todas as etapas da formação militar: a saída de todos os tenentes, um por um, pelo Portão das Armas da Escola.
A turma do Curso de Formação de Oficias deste ano se chamará “Batalhão Oswaldo Cruz” e é composta por 63 tenentes da área de Saúde (médicos, dentistas e farmacêuticos), dois tenentes capelães militares e 32 tenentes do Quadro Complementar de Oficiais (Administração, Contabilidade, Direito, Enfermagem, Estatística, Informática, Magistério e Psicologia).
O Comandante da ESFCEx, Cel José Evânio Cavalcante de Brito Júnior, reforça que os profissionais formados nessa Escola serão distribuídos por mais de 50 cidades do Brasil e passarão a servir à Nação, desempenhando suas missões nas mais diversas organizações militares do Exército Brasileiro.
A ESFCEx
A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) é um estabelecimento de ensino que integra o Sistema de Educação Superior Militar do Exército (SESME) e é subordinado à Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil). A ESFCEx passou a funcionar a partir de 1º janeiro de 2022, fruto da transformação das antigas Escola de Saúde do Exército (EsSEx) e Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). A atual Escola, como um dos centros de excelência do Exército Brasileiro que seleciona por meio de concurso nacional de nível superior, tem a missão de formar o oficial de carreira em diversas áreas de interesse do Exército Brasileiro, o Serviço de Saúde, o Quadro Complementar de Oficiais e o Serviço de Assistência Religiosa.
Para tal, a ESFCEx conduz três Cursos de Formação de Oficiais, seguindo as seguintes vertentes:
- Curso de Formação para Oficiais do Serviço de Saúde (CFO/S Sau): contempla as áreas de Medicina, Farmácia e Odontologia.
- Cursos de Formação para Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC): contempla as áreas de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Estatística, Fisioterapia, Informática, Magistério, Psicologia, Pedagogia e Veterinária.
- Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Capelães Militares (CFO/QCM): contempla a formação de Capelães Católicos e Evangélicos.
Atividades e duração do Curso de Formação de Oficiais (CFO)
Os Cursos de Formação para Oficiais contemplam três fases com duração total de 37 semanas. A fase inicial, denominada Formação Individual Básica (FIB), conta com 11 semanas e busca realizar a formação militar básica e promover a adaptação do oficial instruendo às peculiaridades e rotinas do Exército Brasileiro (EB). A fase seguinte, com duração de 10 semanas, é chamada de Formação Militar de Oficial (FMO). Essa fase visa capacitar o futuro oficial ao adequado desempenho profissional como oficial do EB. Ao final dessas primeiras 21 semanas, o aluno irá desenvolver as capacidades necessárias para o exercício das funções inerentes ao Oficial do EB nos postos de Tenente e Capitão não aperfeiçoado.
Como fase final, acontece a Formação Específica (FE), com duração de 16 semanas, que se destina a integrar os conhecimentos das especialidades dos oficiais-alunos às peculiaridades organizacionais e às missões do EB. Durante essa fase também é conduzido um estágio supervisionado, quando os alunos são conduzidos às Guarnições de Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Manaus/AM, Tefé/AM, Tabatinga/AM, Boa Vista/RR e São Gabriel da Cachoeira/AM, a fim de incrementar seu aprendizado por meio da prática em suas especialidades, em órgãos e estruturas do EB mais adequadas às suas respectivas áreas de atuação.
Concomitante às fases do curso de formação, os alunos participam de projetos diversos, com enfoque no desenvolvimento da liderança militar, no aprimoramento da capacidade argumentativa, por meio de confecção de artigo de opinião, no incremento da prática da leitura e na realização de um Trabalho de Conclusão de Curso, consolidando os valores e as tradições militares e associando-os ao conhecimento técnico-científico necessários ao Ofical do EB.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Dezembro Laranja: diagnóstico precoce é essencial na luta contra o câncer de pele
-
Bahia contabiliza mais de 3 mil casos de HIV/Aids em 2024
-
Escola Olodum abre seleção para Bloco Afro Mirim no Carnaval 2025
-
“É preciso repudiar o racismo dentro e fora da escola”, declara Ivoneide sobre professora apedrejada em Camaçari
-
Comissão de Saúde da Câmara Federal aprova PL que inclui pessoas com TEA entre grupos prioritários de vacinação
-
Tagner apresenta moção de repúdio contra caso de racismo em escola de Camaçari