Fiquem conectados conosco

Entrevistas

Entrevista: Luiz Duplat assume Sesau mergulhada na pandemia do coronavírus; saiba quais são as medidas do novo secretário da Saúde de Camaçari

Avatar

Publicado

-

Na quarta-feira, 1 de abril, o médico e subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, 62 anos, vai assumir o comando da Secretaria da Saúde de Camaçari.

Duplat, que é ginecologista obstetra, irá substituir o também médico, ortopedista, Elias Natan, vereador licenciado que retorna a Câmara Municipal no dia 31 de março, conforme exige a legislação eleitoral para que tenha condições de disputar a reeleição em 4 de outubro.

Luiz Duplat terá a difícil tarefa de enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que já conta com 14 casos suspeitos em análise no município e três mortes no Brasil.

Luiz Duplat. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Em entrevista ao Destaque1, o próximo secretário de Saúde, Luiz Duplat, falou como será o trabalho à frente da pasta e revelou o tamanho da estrutura que dispõe para combater o vírus.

Destaque1 – O senhor vai assumir a Sesau mergulhada em uma pandemia. Como pretende liderar a secretaria durante essa crise?

Luiz Duplat – A gente vai gerir a Sesau de uma forma bem tranquila, mesmo estando nesse momento crítico em todo o mundo, e não por menos aqui em Camaçari, essa questão do coronavírus. Eu digo que será tranquilo porque essa transição vai ocorrer de forma bastante pacífica, o secretário Natan está passando pra mim a Secretaria e devido ao nosso relacionamento muito amigável, muito confiante um com o outro, faz com que eu como subsecretário soubesse de todas ações que se desenvolvem na Secretaria de Saúde de Camaçari, assim como também os planos existentes. Quando o prefeito Elinaldo antecipou a divulgação do meu nome, foi justamente para evitar, devido a essa pandemia do coronavírus, uma intranquilidade da população, porque conforme o secretário Natan ia se afastar, a população já demonstrava sinais de intranquilidade, sem saber quem iria assumir.

Destaque1 – Qual a estrutura da Secretaria de Saúde para prevenção e combate ao vírus?

 

Destaque1 – Camaçari não tem nenhum caso confirmado, porém existem 11 casos suspeitos em análise. Como o senhor avalia o atual cenário no município?

Luiz Duplat – Ouça

 

Destaque1 – A Sesau irá distribuir à população materiais como máscaras, luvas e álcool gel?

Luiz Duplat – Não adianta sair em correria para farmácia atrás de máscaras e de álcool gel. O profissional de saúde, quando em atendimento a um paciente com coronavírus ou suspeita de coronavírus, ou até mesmo sintomático, este sim deve usar. A gente recomenda sempre que se faça a lavagem das mãos com água e sabão, porque o próprio sabão retira a gordura das mãos e na hora que a gordura sai ela leva aquele vírus. O uso da máscara pela população em geral é contraindicado, porque como aquela pessoa não está habituada a usar máscara, ela começa a tocar na máscara, querer ajeitar, e aí acaba levando a contaminação. Agora o paciente portador de sintomas, aquele paciente com suspeitas, esse sim deve usar a máscara, e a Sesau distribui a máscara para esses pacientes.

Destaque1 – Apesar do medo e prevenção de parte da população, ainda é possível ver pessoas nas ruas negligenciando os cuidados que visam barrar a proliferação do vírus. Qual o alerta que o senhor faz nesses casos?

Luiz Duplat – Ouça

 

Destaque1 – O mundo atravessa um momento de extrema apreensão, pois ainda não existe vacina para o Covid-19. Qual a mensagem o senhor deixa para os camaçarienses?

 

Leia também 

Coronavírus: sobe para 18 o número de casos confirmados na Bahia

Coronavírus: Rodoviária de Salvador será fechada; governador também solicita suspensão de voos

Rui suspende aulas em toda a Bahia; chegada e saída de ônibus para Salvador estão proibidas

 

Continue lendo
publicidade
MARCO PAVÃ 300X250
CAMAÇARI CARD
SORTEIO CAMAÇARI SHOP

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.