Vários pontos de cultura camaçarienses foram certificados oficialmente pela Secretaria de Cultura Estadual (Secult-BA). As entidades que movimentam a cultura na cidade foram conveniadas pela Comissão de Certificação Simplificada dos Pontos e Pontões do Estado da Bahia, a fim de que participem do Prêmio Cultura Viva Bahia 2020.
Dentre as 465 entidades, divididas em três listas, que já obtiveram a certificação da Secult, 11 pontos e pontões de Camaçari estão cadastrados, são eles: Associação Cultural Bamuca Camaçari; Terreiro Onzo Mameto Kaiala; Kiatouala D’unzambi Camaçari; Samba na Praça Camaçari; Grupo Mesa de Ogãs Camaçari; Associação Beneficente Casa de Oxalá Camaçari; Associação Cultural Abolição Capoeira Camaçari; EGBÉ IFÁ OMI EWÉ MIMÓ Camaçari; Instituto Comvida – Formação e Inclusão Social Camaçari; Instituto Professor Raimundo Pinheiro Camaçari; Portal Asiwaju Camaçari e o Terreiro De Lembá Camaçari.
A certificação permitirá que entidades culturais possam participar do Prêmio Cultura Viva Bahia 2020, que contemplará 81 instituições e coletivos culturais com premiação no valor de R$ 37 mil. Instituições e coletivos culturais certificados têm até a próxima terça-feira, dia 10 de novembro, para enviar os seus planos de trabalho. As inscrições são online e devem ser feitas neste link.
Pontos e Pontões de Cultura
São instituições e coletivos reconhecidos como referência na realização de ações culturais nos territórios, caracterizados por possuírem ampla base social com poder de penetração em variadas comunidades, como grupos tradicionais, juventude, povos indígenas e quilombolas. A gestão dos Pontos de Cultura é feita pela Diretoria de Cidadania Cultural (DCC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult).