Enem 2022 mantém medidas de prevenção à Covid-19

Participante com doença infectocontagiosa não deve comparecer às provas.
Estudantes chegam para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ). Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 que estiverem com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao local de prova. Assim como nas duas últimas edições do exame, esses estudantes poderão solicitar a reaplicação das provas. O Enem será aplicado em mais de 1,7 mil municípios nos próximos domingos, 13 e 20 de novembro. Cerca de 3,4 milhões de participantes estão com a inscrição confirmada.

A reaplicação do Enem será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. A solicitação da reaplicação deverá ser feita na Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação, conforme o edital do exame. Cada pedido será analisado individualmente.

Publicidade
banner-site-600x500
Ativa
Contan

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a análise da possibilidade de reaplicação a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Além da Covid serão aceitas justificativas de candidatos com tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

WhatsApp Clique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Entrar

Uso de máscara 

O uso da máscara de proteção facial é obrigatório nos locais de prova, exceto nos estados e municípios onde o uso esteja liberado, por decreto ou ato administrativo, em locais fechados. De acordo com o Inep, a aplicação deste ano manterá as medidas de proteção contra a Covid-19, como o distanciamento entre os candidatos nas salas de prova.

Segundo o último Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi verificado aumento nos casos de Covid-19 nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de São Paulo.

De acordo com a Fiocruz, a Covid-19 tem demonstrado tendência a picos anuais de sazonalidade no Brasil, ao contrário de outras doenças respiratórias, como a influenza ou gripe, que aparecem com mais frequência no país apenas nos meses de inverno. O Brasil registrou aumento de casos de Covid-19 entre maio e junho de 2022, depois da forte onda verificada em janeiro e fevereiro. Neste momento, a Fiocruz indica aumento de internações por doenças respiratórias de pessoas a partir de 18 anos, e no Rio Grande do Sul, na faixa a partir de 60 anos.

Para o médico e professor de doenças infecciosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro Edimilson Migowski, os participantes com sintomas gripais, mesmo que não haja obrigatoriedade no local onde façam a prova, devem usar máscara de proteção facial no dia do exame, ainda que não tenham sido diagnosticados com Covid, para evitar o contágio de doenças respiratórias. Alguns dos sintomas gripais são congestão nasal, nariz escorrendo, dor de garganta e tosse.

“Nesse momento, seria obrigatório o uso da máscara por pessoa que têm sinais ou sintomas de infecção respiratória, quem tem sinal ou sintoma de qualquer enfermidade”, diz. Além disso, ele recomenda que usem máscara pessoas imunodeficientes ou com outras condições que as tornem suscetíveis a essas doenças.

Enem 2022

No primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante.

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Quem está se preparando para o Enem pode acessar todas as provas e gabaritos de edições anteriores no site do Inep. Para testar os conhecimentos, os estudantes podem acessar gratuitamente o Questões Enem, um banco preparado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que reúne questões de provas de anos anteriores. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento que se quer estudar. O banco seleciona as questões de maneira aleatória.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Chave Pix: [email protected]

Leia também

Brasil

Coelba alerta para riscos da rede elétrica com animais de estimação em casa

Educação

Inscrições do Prouni do segundo semestre encerram nesta sexta

Mais lidas

Confronto policial deixa dois jovens mortos no Residencial Canto dos Pássaros

Confronto policial deixa dois jovens mortos no Residencial Canto dos Pássaros na Cetrel

delegacia de homicídios

Homem morto a tiros no Parque das Mangabas é identificado pela Polícia Civil

sesp-ssesp-stt-vistoria-transporte-universitario--patrick-abreu-07-02-25tt-vistoria-transporte-universitario-patrick-abreu-07-02-25-1

Recadastramento do transporte universitário começa nesta quarta

Catedral São Thomas de Cantuaria - Foto - Patrick Abreu Destaque1

Comunidades católicas de Camaçari recebem cursos gratuitos certificados pelo MEC a partir de agosto

Programa treinar para transformar -SIMM-para-o-Dia-da-Mulher_Foto_Jefferson-Peixoto

Simm tem 247 vagas de emprego para Salvador nesta quarta

Últimas

nova-unidade-agencia-central-sinebahia-rui-costa-inauguracao-terminal-pituacu_emprego

SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho

Sus-Tomaz-Silva-Agência Brasil

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

Shadow-Force-e-Superman-Imagens-LionsGate-e-Warner-Bross-Picture

Superman e Shadow Force estreiam no Cinemark do Boulevard Shopping nesta quinta

Camaforro-2025_Vila-Maria-Bonita_Quadrilha-Fogueira-Santa_21-junho_Foto-Juliano-Sarraf

Fogueira Santa encerra temporada com apresentação na Lama Preta

Visita técnica às obras da fábrica da BYD-foto5-thuane-maria-gov-ba

BYD Dolphin Mini alcança 35 mil vendas desde lançamento no Brasil

Alguns dos artistas arquitetos - Foto Xico Diniz

ArtArq reúne mais de 30 arquitetos em exposição na Faufba

Suspeito é preso com 14 celulares sem comprovação de origem no Centro de Salvador

Suspeito é preso com 14 celulares sem comprovação de origem no Centro de Salvador

ivoneide-e-geraldo-alckmin-foto-reprodução

Ivoneide Caetano leva situação dos trabalhadores da Caraíba Metais para vice-presidente Geraldo Alckmin

armas apreendidas na Bahia ssp forças de segurança 2

Mais de 3,7 mil armas foram apreendidas no primeiro semestre de 2025 na Bahia

pablo-lincol-sena-parangole-aila-menezes-foto-kito_fotografo-igor_pics-bruno_hierro

Salvador Fest anuncia shows de Pablo, Parangolé e Aila Menezes

divino fogao_emprego bahia brasil

Com salários até R$ 4.500, Divino Fogão abre mais de 200 vagas de emprego no Brasil

 Profimedia

Tribunal espanhol condena técnico Carlo Ancelotti por fraude fiscal

bolsa família cartão benefício NIS caixa

Governo inclui novos grupos prioritários para ingresso no Bolsa Família

casa-do-trabalho-foto-juliano-sarraf-

Trilha Empreenda Certo oferece capacitação gratuita para empreendedores de Camaçari

kaian-reis-tetracampeão-brasileiro-e-campeão-da-copa-mundial-de-boxe-foto-reprodução-world-boxing

Camaçariense Kaian Reis conquista ouro na Copa Mundial de Boxe

Bahia-x-Fortaleza-2024 Foto Letícia Martins EC Bahia

Bahia encara Fortaleza por vaga na semifinal da Copa do Nordeste

especialista-da-dicas-de-como-proteger-pele-com-dermatite-atopica-em-dias-frios-Freepik

Especialista dá dicas de como proteger pele com dermatite atópica em dias frios

Programa treinar para transformar -SIMM-para-o-Dia-da-Mulher_Foto_Jefferson-Peixoto

Simm tem 247 vagas de emprego para Salvador nesta quarta

Confronto policial deixa dois jovens mortos no Residencial Canto dos Pássaros

Confronto policial deixa dois jovens mortos no Residencial Canto dos Pássaros na Cetrel

mega-sena - foto - Rafa Neddermeyer

Preços das apostas das Loterias Caixa aumentam a partir desta quarta