Fiquem conectados conosco

Geral

Em quatro dias Defesa Civil registra cerca 50 ocorrências em Camaçari

Camila São José

Publicado

em

As fortes chuvas assolam Camaçari desde a semana passada. De sábado (30) até às 10h30 de hoje (2) cerca de 50 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil no município, a maioria delas relacionadas a alagamento.

De acordo com o órgão nesses quatro dias choveu mais do que esperado para todo o mês de abril, que é uma média de 60 a 70 mm. Somente no sábado, o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares confirma que o volume de chuva foi de 70 mm. “Foi acima do esperado”, diz.

Os bairros mais atingidos na sede foram Jardim Brasília, Nova Vitória, Parque Verde II e Jaraguá, e na orla, Pau Sul, Estiva de Buris e Barra do Pojuca. A Avenida Jorge Amado também ficou inundada na região do Assaí Atacadista.

Avenida Jorge Amado depois da chuva do último sábado (30). Foto: Leitor

Soares conta que em Estiva de Buris, em Vila de Abrantes, o canal transbordou e alagou residências e estabelecimentos comerciais. Segundo o órgão, o alagamento se deu principalmente por conta do descarte inadequado de lixo e de construções irregulares em cima do canal. “As pessoas não têm o cuidado de jogar o lixo no lugar do lixo”, pontua o coordenador ao garantir que há 30 dias a prefeitura havia feito a limpeza do canal.

Também em Vila de Abrantes, a avenida principal do Condomínio Recanto de Abrantes ficou completamente alagada. Carros e casas foram invadidos pela água.

Na chuva que caiu ontem (1), a água invadiu seis casas em Barra do Pojuca, no Areial. A Defesa Civil está nesta terça-feira no local com agentes e máquinas para fazer o escoamento da água.

Ivanaldo Soares alerta quanto ao descarte adequado do lixo, já que os alagamentos têm sido provocados na maioria das vezes porque os resíduos impedem a vazão da água. Nos canais e rios da cidade, a Defesa Civil afirma ter encontrado, por exemplo, geladeiras, fogões, sofás, roupas e garrafas pet. E além dos transtornos com as inundações, o coordenador destaca que a água misturada com lixo pode trazer doenças contagiosas e animais peçonhentos. “Traz consequências graves”, ressalta ao pedir que a população entre em contato com a Limpec ou com a Secretaria dos Serviços Públicos para a retirada adequada do lixo.

O Jardim Brasília, por estar próximo ao Rio Camaçari; a Piaçaveira, por conta do Morro da Bela Vista; o Parque das Mangabas e o Phoc III, especialmente o Recanto das Árvores com construções irregulares próximas ao rio, são as principais áreas de risco apontadas pela Defesa Civil.

Nesta segunda-feira, a Coordenadoria de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) visitou bairros e famílias atingidas pela chuva para fazer um levantamento de demandas emergenciais e dar encaminhamentos para os setores e serviços da gestão municipal.

Esta semana a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também realiza limpeza de canais no desvio de Jauá, Estiva de Buris, Nova Vitória, Burissatuba, Phoc III e Jardim Brasília. Outros canais como o do Camaçari de Dentro, sentido Santa Helena, e do Rio Camaçari, sentido Nova Vitória, já receberam os serviços. Além disso, serviços de macrodrenagem são realizados na Avenida Jorge Amado, em Mutirão de Abrantes, Jauá e Jardim Brasília.

A Defesa Civil está de plantão 24 horas na Operação Chuva. Os cidadãos podem acionar o órgão pelo 199 ou no número corporativo (71) 98796-9858.

Previsão

A previsão do tempo para esta terça-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de dia parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas, máxima de 32°C e mínima de 22°C. Já a quarta-feira (3) será de tempo encoberto, logo pela manhã há possibilidade de chuva com temperatura variando de 25°C a 27°C.

Na sexta (4) e sábado (5) o sol deve permanecer entre nuvens com temperaturas máximas de 30°C e 27°C, respectivamente. No sábado (6) o dia deve permanecer com tempo fechado e os termômetros variando dos 25°C aos 28°C.

UNIÃO 1
CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.