Últimas
Em manifestação, estudantes reivindicam melhorias no transporte público de Camaçari
O grupo relata que as linhas de ônibus que atendem o campus do Ifba e da Uneb foram suspensas desde o início da pandemia, em 2020.
Publicado
em
Por
Mirelle LimaEstudantes do Instituto Federal da Bahia (Ifba) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) realizaram nesta quarta-feira (1) uma manifestação para reivindicar melhorias no transporte público de Camaçari. O protesto teve início na frente do supermercado Assaí e seguiu em direção à prefeitura.
O grupo relata que as linhas de ônibus que atendem o campus do Ifba e da Uneb foram suspensas no início da pandemia da Covid-19, e não foram retomadas até o momento. Os estudantes ocuparam a recepção da prefeitura com o objetivo de serem atendidos pelo secretário de Governo, José Gama.
De acordo com o secretário do Diretório Acadêmico de Direito da Uneb, Rafael Souza, muitos estudantes estão faltando às aulas porque não conseguem arcar com o valor do transporte alternativo, como Uber e ligeirinho.
“Os alunos do Ifba e da Uneb estão com aulas desde março. Na pandemia a prefeitura suspendeu a linha da Cooastac para o Ifba e para a Uneb e não retornou até agora, com o argumento de que não há demanda, sendo que nós temos mais de mil alunos no Ifba e mais de mil alunos na Uneb, então tem demanda, mas a prefeitura não quer devolver as linhas para essas duas rotas. Os alunos estão tendo que pagar Uber, pagar ligeirinho para poder ir assistir às aulas, e boa parte não está conseguindo arcar com esse gasto, então não estão indo para as aulas. As pessoas moram nas mais diversas áreas e não conseguem chegar às instituições, que ficam afastadas do Centro”, destacou.
A estudante de TI do Ifba Cailane Góis relatou que o objetivo da manifestação é fazer com que os estudantes sejam ouvidos.
“A gente está aqui hoje porque é um movimento muito importante, a gente está há meses sem transporte público em Camaçari, não só para os estudantes do Ifba, mas para a sociedade em geral, então nossa união hoje é para tentarmos sermos ouvidos pela Prefeitura de Camaçari. A gente precisa de transporte, a gente precisa chegar na escola, estudar, se formar, para também contribuir com a cidade, por isso que a gente está aqui. A gente acredita na voz dos estudantes e que nossas reivindicações têm que ser ouvidas”, ressaltou.
Em resposta ao Destaque 1, a Secretaria de Governo (Segov), informou que a gestão tomou conhecimento da manifestação. De acordo com o gestor da pasta, José Gama, a pauta envolve demais setores da gestão, como a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp).
Foi agendada uma pauta para ocorrer nesta quinta-feira (2), na sede da STT, localizada na Avenida Jorge Amado, Loteamento Espaço Alpha, Jardim Limoeiro. O encontro ocorrerá com a presença do secretário José Gama, e dos gestores da STT e da Sesp, o diretor-superintendente Alfredo Castro e Arlene Rocha, respectivamente, além dos estudantes.
“Respeitamos as manifestações, entendemos que é digno da democracia, e que os estudantes têm esse direito, mas salientamos que em um ambiente de governo, é preciso processá-las com todo cuidado e todo respeito. O que chegou ao nosso conhecimento, é que estudantes pleiteiam de forma justa e necessária a acessibilidade ao transporte, no turno noturno. A gestão já está trabalhando para enfrentar essa realidade e buscando caminhos para solucionar esta demanda, de modo que possamos pontuar de forma prática os avanços deste pleito”, destacou Gama.
*Matéria atualizada às 16h47 desta quarta-feira (1)
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Matrícula para alunos da rede municipal acontece até dia 21 em Camaçari
-
Teo Ribeiro assume Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude
-
Confira vagas de emprego do SineBahia para Salvador, Camaçari e Simões Filho nesta quarta
-
Após alagamento, atendimento na UPA dos Phocs permanece suspenso
-
SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho nesta terça
-
Rodoviários metropolitanos paralisam atividades nesta quinta