Camaçari
Em manifestação, estudantes pedem retorno do transporte universitário e relatam dificuldades para chegar às faculdades
As aulas presenciais já começaram em diversas faculdades públicas e privadas, e os alunos estão arcando com o valor do transporte para outras cidades.
Publicado
em
Estudantes universitários de Camaçari foram às ruas neste sábado (12) em manifestação pelo retorno do transporte universitário. O protesto teve início às 8h30, na Praça Desembargador Montenegro, e seguiu pelas ruas do Centro.
As aulas presenciais já começaram em diversas faculdades públicas e privadas, e muitos alunos têm enfrentado dificuldades para chegar às instituições de ensino no município, além de Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho.
“Estamos aqui pra garantir um direito básico dos estudantes. As nossas aulas presenciais já voltaram, mesmo com esse cenário de Covid-19, e até o momento não temos o transporte para ir e voltar. E assim os alunos têm que desembolsar dinheiro e fazer manobras arriscadas, voltando tarde da noite sozinhos para casa”, declarou a estudante Stefane Soares.
O transporte universitário foi interrompido no dia 16 de março de 2020, por conta da pandemia da Covid-19, que levou à suspensão das aulas presenciais nas instituições educacionais.
De acordo com o estudante Thiago Lopes, é inviável que os usuários do transporte universitário tenham que arcar com o valor da locomoção diária para as faculdades em outras cidades.
Ouça:
“A reivindicação dos estudantes é para ter de fato esse transporte, porque sem ele ficamos inviabilizados de ir pra faculdade estudar”, declarou o universitário Jonadabe Oliveira.
Entre os dias 17 e 31 de janeiro de 2022, foi aberto o processo de recadastramento dos usuários do serviço, e de 1º a 25 de fevereiro, o cadastramento para novos usuários.
A universitária Carla Samara destacou que também é preciso melhorar a qualidade dos ônibus responsáveis pelo transporte.
Ouça:
Em nota de esclarecimento emitida à imprensa, a Secretaria dos Serviços Públicos de Camaçari (Sesp) afirma que o transporte universitário está garantido e que “o processo licitatório encontra-se em fase de finalização e homologação para que nos próximos dias seja definida a roteirização dos alunos que se mostraram aptos durante a realização do procedimento de cadastramento e recadastramento”.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Projeto Vale Luz atende consumidores de Camaçari e Lauro de Freitas nesta semana
-
Camaçari conquista ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024
-
Inscrições para curso gratuito de programação em Camaçari são prorrogadas
-
O Boticário instala carrossel iluminado para celebrar Natal em Camaçari
-
SineBahia tem vagas de emprego para Salvador, Camaçari e Simões Filho nesta sexta
-
PSB acusa Curvelo de “levantar cortina de fumaça” para “esconder as mazelas” na transição do governo