Jonas Gabriel tem 19 anos e se intitula um camaçariense de coração. Veio para o município aos dois anos de idade acompanhado de seus pais, que buscavam mudança. “Eu amo Camaçari, aqui construí minha vida e pude desenvolver minhas aptidões profissionais e artísticas. Amo Arembepe, tenho uma conexão muito forte com o mar e com a energia que é vibrada ali. Além da praia, eu sou apaixonado pelas manifestações culturais e religiosas presentes em nossa Camaçari. As lavagens, festas de largo, desfiles cívicos são momentos que vêm à minha mente quando penso na cidade”.
Foi através da relação com a cidade que Jonas iniciou sua trajetória na arte, seja na fotografia ou na poesia, trilhando um caminho até a criação do primeiro livro. No dia 25 de maio ele lançou A Poesia Cura, uma obra que visa apresentar um processo de cura sentimental para o leitor.
“É um livro que te convida pra um mergulho, onde você se encontra consigo e limpa feridas, sutura algumas e aprende a celebrar as felicidades que a vida te oferece. ‘A Poesia Cura’ é um livro que transforma seu olhar”, explica.
Para o escritor, a obra também é sobre o futuro que deseja para o mundo, no qual os escritores negros são celebrados e os jovens negros conseguem driblar as estatísticas. “Ao invés de nos lerem em dados de mortes e encarceramento, vão nos ver escritores, doutores e transformando o que se espera de nós”.

Outro ponto importante a ser destacado são as ilustrações presentes ao longo das 34 páginas do livro, feitas apenas por mulheres residentes em Camaçari. As artistas são Emilli Melo, Kalun Dewá, Maria Eduarda, Neto Maia, Sayure Ribeiro e Tammy da Silva. A arte da capa é de Pégaso Riscador, e a ilustração da contracapa é assinada por Lucas Mota.
O livro pode ser adquirido pelo Instagram do artista, através de um link na biografia que direciona o interessado para o atendimento. A publicação está à venda por R$ 30.
O autor finaliza avaliando que a poesia é uma construção diária, sempre presente no cotidiano e que transforma vidas.
Ouça: