O projeto “Investimento em Cena” realizou, entre os dias 8 a 29 de outubro, 10 oficinas gratuitas teatrais para os alunos do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, de Camaçari, buscando colaborar com a comunicação, a criatividade e habilidades cênicas de estudantes.
O projeto tem como objetivo contribuir no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos jovens. Além disso, os alunos também trabalharam as habilidades de comunicação, expressão corporal, prática do improviso, trabalho em equipe, cenografia e organização cênica.
As oficinas do “Investimento em Cena” aconteceram com grupos de até 30 alunos que, ao final, realizaram uma apresentação teatral aberta a toda a escola e comunidade, unindo e colocando em prática as técnicas teatrais e de responsabilidade profissional e pessoal que praticaram nas oficinas. Em Camaçari, 150 crianças foram contempladas pelo projeto.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Investimento em Cena” tem produção da Ricardo Martins Produções, apoio da Vida Flat e com patrocínio da Cia Participações Aliança da Bahia e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Sobre o Ministério
A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.
A lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.