Durante a semana, o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) realizou uma série de visitas por Camaçari, visando acompanhar de perto o preparo para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) nas unidades. O gestor visitou a Central Municipal de Regulação de Leitos, o Call Center 156, e uma entidade produtora de máscaras.
Nesta quinta-feira (21), Elinaldo esteve na Central Municipal de Regulação de Leitos, instalação responsável por administrar os leitos do município e encaminhar pacientes de acordo com o grau de risco de cada um. A central funciona de domingo a domingo, 24 horas por dia. No momento, o encaminhamento pode ser feito apenas para o Centro Intensivo de Combate ao Coronavírus (CICC), que fica na antiga Clirca.

De acordo com o secretário da Saúde, Luiz Duplat, na central, o médico plantonista faz toda a pesquisa, acompanha quantos leitos estão disponíveis, traça o perfil do paciente, e após análise clínica autoriza a remoção do paciente para o leito. “Para atender a esta dinâmica temos um médico regulador e também uma ambulância UTI para dar esse suporte, uma vez que a solicitação de encaminhamento pode acontecer a qualquer hora do dia”, explicou.
Na terça-feira (19) o grupo escolhido para receber uma visita foi a linha de produção de máscaras desenvolvidas por costureiras da Associação de Desenvolvimento Comunitário Sustentável (ADCS), uma das entidades que possuem credenciamento com a prefeitura para produzir máscaras artesanais durante a pandemia.

O credenciamento destinado a cooperativas, associações, microempresas e pequenas empresas visou estimular a economia municipal que foi duramente prejudicada pelos impactos da pandemia, a previsão é que 250 mil máscaras sejam confeccionadas e adquiridas pela Prefeitura pelo valor de R$ 5 cada unidade. As máscaras serão distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade social e servidores públicos.
Já na segunda-feira (18) o local escolhido foi o Call Center 156, instalação montada para orientar os munícipes sobre o vírus por telefone, e orientar quais medidas tomar em caso de suspeita da doença. São 35 profissionais treinados para o atendimento.

Elinaldo ressaltou que Camaçari foi a primeira cidade baiana a ter um canal telefônico exclusivo para esse tipo de serviço.
Leia também
https://destaque1.com/dilson-magalhaes-jr-esta-curado-do-coronavirus-e-vai-retomar-trabalho-na-camara/
https://destaque1.com/inscricoes-do-enem-encerram-nesta-sexta-feira-nova-data-do-exame-sera-definida-em-breve/