Fiquem conectados conosco

Geral

Elinaldo atende multidão que clama por emprego

Avatar

Publicado

em

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desemprego no país ultrapassa 12 milhões de brasileiros. Quando são comparados os anos de 2017 e 2018, o número de pessoas que procuram trabalho e não encontram caiu 3,1% (menos 389 mil pessoas).

Em Camaçari, o tema é considerado pelo prefeito Elinaldo Araújo (DEM) como um dos maiores entraves a ser resolvido. Na quarta-feira (16), após a entrega de cadeiras de rodas no paço municipal, uma multidão acompanhou o gestor até o auditório da Secretaria de Governo em busca de solução para o problema que tem atingido diversas famílias da cidade. Na última semana, após a entrega da nova base do SAMU, ocorreu o mesmo.

Em entrevista ao Destaque1, Elinaldo afirmou que a demanda é devido ao grande índice de desemprego e a instabilidade de uma parcela da população que passa por limitações já há bastante tempo. “A maioria que me procura é para falar sobre a dificuldade do desemprego, a gente encaminha muitas pessoas para o Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat) , mas precisa que a economia rode e as coisas aconteçam para aparecer mais vaga no Ciat. Quando não aparece naturalmente eles procuram o prefeito para dar uma resposta mais rápida”, destacou.

Ele ainda pontua que está viabilizando parcerias com empresas para que possa aquecer a economia do município, gerando emprego de forma direta e indireta, além de também capacitar a população para ingressar no mercado de trabalho.

“Nós estamos buscando soluções, mas infelizmente hoje são mais de 14 milhões de desempregados no país e isso ataca muito a cidade por nós termos o Polo Petroquímico e o Polo Automotivo. Então, Camaçari sentiu com essa crise econômica, mas Graças a Deus estamos fazendo muitos esforços buscando parcerias para que as pessoas invistam aqui no município para tentar tirar a gente dessa dificuldade e acho que é meu dever”, pontuou.

Durante o discurso realizado no auditório, o prefeito informou aos cidadãos que não tem condições de atender individualmente a cada pessoa, mas que estão sendo realizados agendamentos na recepção da Prefeitura para conseguir suprir uma parte da demanda.

“Nós temos parcerias importantes, como estamos buscando do início do ano de 2017 até agora com a vinda do Senai Cimatec Tecnológico e Industrial, a sua construção gera emprego e renda para o município, a construção do novo Fórum de Camaçari e também nosso esforço em convencer o Atakadão Atakarejo e Assaí para avançar as suas obras e empregar o povo da nossa cidade, o Assaí empregou cerca de 1 mil pessoas de forma direta e indiretamente”, frisou.

Elinaldo ainda disse que essa é uma maneira de poder dar assistência aos camaçarienses e que esta é uma característica das suas atividades como prefeito. “É minha obrigação dar satisfação à população, sou prefeito dessa cidade, tenho que buscar solução para todos os problemas. Então é mais um respeito da minha parte, eu não sei dar as costas às pessoas sem dar satisfação, então quando eu tenho a oportunidade eu dou”, enfatizou.

Ciat

O Centro de Integração e Apoio aos Trabalhadores (Ciat) é a unidade de atendimento que orienta às pessoas que estão em busca de emprego. No Ciat é possível se candidatar a vagas de trabalho ou dar entrada no seguro desemprego. O cidadão deve passar pela recepção da unidade para efetuar uma pré-triagem e análise das necessidades do trabalhador para posteriormente ser encaminhado ao setor correspondente.

Quem estiver em busca de oportunidade no mercado de trabalho deve comparecer munido da carteira de trabalho (CTPS), comprovante de residência, escolaridade e comprovantes de cursos realizados.

Para dar entrada no seguro desemprego o trabalhador deve apresentar a guia, o termo de rescisão de contrato, comprovante original de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), carteira de trabalho, que deve estar em bom estado de conservação, documento de identificação com foto original e cópia dos comprovantes de residência e escolaridade.

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. _____________________________

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.