Fiquem conectados conosco

Política

Elias Natan questiona decisão do Estado que restringe emergência do HGC

O político convocou a diretoria da Casa Legislativa para formar uma comissão para se dirigir à Sesab.

Avatar

Publicado

em

Foto: Reprodução

A decisão do governo do Estado em limitar a urgência e emergência do Hospital Geral de Camaçari, recebendo somente pacientes regulados através da Regulação Estadual, foi questionada pelo vereador Elias Natan (PSDB) durante sessão realizada na Câmara Municipal nesta terça-feira (1).

“Não estou aqui discutindo o modelo, mas a forma como ele está sendo implementado, sem termos ainda os leitos de retaguarda. Sem isso ser feito, esse modelo implantado pelo HGC irá prejudicar o sistema de urgência e emergência não só de Camaçari, mas de todos os municípios que são atendidos pelo HGC”, enfatizou Natan.

O vereador e ex-secretário de Saúde ressaltou também que esse processo prejudicará ainda mais a situação de pessoas internadas acima do tempo, a fim de serem tratadas no hospital.

“Existem recursos que são colocados pelos municípios no Fundo Estadual de Saúde para que o Estado ofereça leitos de retaguarda para os municípios, mas, com o fechamento da porta de entrada da urgência e emergência do HGC, nós ficamos sem esses leitos de retaguarda, uma vez que sabemos a demora que é conseguir a regulação de um paciente para uma unidade do Estado. Atualmente temos pacientes internados nas UPAs há quase uma semana, quando na verdade UPA não é para paciente ficar internado, mas ficar apenas até 36h e ser transferido para um hospital de referência”, disse.

Elias Natan convocou a diretoria da Casa Legislativa para formar uma comissão de vereadores e juntos irem até a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). “A ideia é discutir com o Estado uma alternativa para que a implantação desse modelo de urgência e emergência regulada não prejudique os municípios atendidos pelo HGC”, afirmou o vereador.

UNIÃO 1
CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.