Política
Elias Natan questiona decisão do Estado que restringe emergência do HGC
O político convocou a diretoria da Casa Legislativa para formar uma comissão para se dirigir à Sesab.
Publicado
em
Por
RedaçãoA decisão do governo do Estado em limitar a urgência e emergência do Hospital Geral de Camaçari, recebendo somente pacientes regulados através da Regulação Estadual, foi questionada pelo vereador Elias Natan (PSDB) durante sessão realizada na Câmara Municipal nesta terça-feira (1).
“Não estou aqui discutindo o modelo, mas a forma como ele está sendo implementado, sem termos ainda os leitos de retaguarda. Sem isso ser feito, esse modelo implantado pelo HGC irá prejudicar o sistema de urgência e emergência não só de Camaçari, mas de todos os municípios que são atendidos pelo HGC”, enfatizou Natan.
O vereador e ex-secretário de Saúde ressaltou também que esse processo prejudicará ainda mais a situação de pessoas internadas acima do tempo, a fim de serem tratadas no hospital.
“Existem recursos que são colocados pelos municípios no Fundo Estadual de Saúde para que o Estado ofereça leitos de retaguarda para os municípios, mas, com o fechamento da porta de entrada da urgência e emergência do HGC, nós ficamos sem esses leitos de retaguarda, uma vez que sabemos a demora que é conseguir a regulação de um paciente para uma unidade do Estado. Atualmente temos pacientes internados nas UPAs há quase uma semana, quando na verdade UPA não é para paciente ficar internado, mas ficar apenas até 36h e ser transferido para um hospital de referência”, disse.
Elias Natan convocou a diretoria da Casa Legislativa para formar uma comissão de vereadores e juntos irem até a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). “A ideia é discutir com o Estado uma alternativa para que a implantação desse modelo de urgência e emergência regulada não prejudique os municípios atendidos pelo HGC”, afirmou o vereador.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Tiago Correia será o novo líder da oposição na Alba
-
Grupos de Elinaldo e Flávio entram em rota de colisão
-
Orçamento de Camaçari para 2025 se aproxima de R$ 2,5 bilhões
-
Centro Cultural de Barra do Pojuca deve mudar de nome em homenagem à Mestra Nildes
-
Com investimento estimado em R$ 20 milhões, Jerônimo autoriza ampliação e reforma do HGC
-
Dentinho está entre os 23 vereadores eleitos em Camaçari