Bahia
Eleitores que não votaram no segundo turno podem justificar ausência até 7 de janeiro
Quem não vota ou justifica a ausência às urnas por três eleições consecutivas pode ter o título cancelado.
Publicado
em
Por
RedaçãoOs eleitores que não compareceram ao segundo turno das Eleições Municipais de 2024 têm até 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Para aquelas pessoas que não compareceram às urnas no primeiro turno, o prazo para justificar é até 5 de dezembro de 2024.
A justificativa pode ser realizada por diversos canais, como o aplicativo e-Título, o Autoatendimento Eleitoral ou presencialmente no cartório eleitoral. Cada justificativa é válida apenas para o turno em que o eleitor não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. O histórico de justificativas eleitorais, contendo os respectivos pleitos em que a eleitora ou o eleitor estiver ausente, pode ser consultado no aplicativo e-Título.
A análise da justificativa será feita pela autoridade judiciária da zona eleitoral na qual inscrito a eleitora ou o eleitor. Caso a justificativa seja aceita, será registrada no histórico do título eleitoral. Se não for aceita, o eleitor deverá pagar a multa por ausência às urnas no valor de R$ 3,51 por turno.
Quem não vota ou justifica a ausência às urnas por três pleitos consecutivos (três turnos) pode ter o título cancelado e estará sujeito a multas. Além disso, poderá ficar impedido de obter a certidão de quitação eleitoral, necessária à emissão de passaporte, à matrícula e à posse em concursos públicos, a matrículas em instituições públicas de ensino, à assunção em cargos públicos, entre outros documentos e direitos.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Eleitores podem justificar ausência no primeiro turno das eleições até esta quinta
-
Mesários que atuaram no segundo turno devem justificar ausência no trabalho até 26 de novembro
-
Eleitores ausentes no segundo turno devem justificar até 7 de janeiro
-
Em Abrantes, eleitores relatam facilidade para exercer voto no segundo turno
-
Com expectativas elevadas, votantes comparecem às seções e avaliam cenário político
-
Votação na Gleba C segue com filas pequenas, eleitores ansiosos e policiamento ostensivo